Doodles

Publicado a 05/10/2016, 04:52 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 05/10/2016, 05:03 ]
Arquivo Doodle:

Os Doodles são versões divertidas, surpreendentes e, por vezes, espontâneas do logótipo da Google criadas para comemorar feriados, aniversários e as vidas de artistas, pioneiros e cientistas famosos.


Como surgiu a ideia de criar Doodles?

Em 1998, antes até de a empresa passar a sociedade comercial, o conceito do doodle surgiu quando os fundadores da Google, Larry e Sergey, brincaram com o logótipo da empresa para indicar a sua participação no festival Burning Man no deserto do Nevada. Colocaram uma figura esboçada atrás do segundo "o" na palavra Google. O logótipo alterado foi concebido como uma mensagem cómica para os utilizadores do Google a indicar que os fundadores estavam "fora do escritório". Apesar de o primeiro doodle ser relativamente simples, nasceu assim a ideia de decorar o logótipo da empresa para celebrar eventos notáveis.

Dois anos mais tarde, em 2000, Larry e Sergey pediram ao atual webmaster Dennis Hwang, um estagiário na altura, que criasse um doodle para o Dia da Bastilha. Foi tão bem recebido pelos nossos utilizadores que Dennis foi nomeado o doodler principal da Google e os doodles começaram a aparecer cada vez mais regularmente na página inicial do Google. No início, a maioria dos doodles comemorava os feriados conhecidos; hoje em dia, destacam uma grande variedade de eventos e datas comemorativas, desde o Aniversário de John James Audubon até ao Aniversário do Sundae.

Ao longo do tempo, a procura de Doodles aumentou nos EUA e internacionalmente. A criação de Doodles é agora da responsabilidade de uma equipa de talentosos ilustradores (chamados Doodlers) e engenheiros. Para eles, a criação de Doodles tornou-se um esforço de grupo para animar a página inicial do Google e trazer sorrisos aos rostos dos utilizadores do Google em todo o mundo.