12.2 - 06. Diogo Nogueira

Como criar uma imagem de halloween

O que irás criar


Imagens Necessárias à construção da montagem:

Imagens para utilizar



1º Passo

Cria um novo documento com as dimensoes 2000×1565. Abre a imagem do céu (em Open...), copia tudo selecionando com Ctrl + A e para copiar Ctrl + C. 

Volta ao documento criado e cola o céu com Ctrl + V. Posiciona o céu como mostra a imagem em baixo.

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2º Passo

Cria uma nova camada (layer Ctrl + Shift + Alt + N).Escolhe um pincel redondo e suave (round soft brush) e baixa a opacidade do pincel para 40%.

Pinta de negro a metade superior do céu (onde as nuvéns estão mais carregadas).


3º Passo

Abre a imagem da Lua.

Com a Magic Wand Tool faz a seleção da Lua selecionando o fundo preto e faz a seguinte combinação de teclas Shift+Ctrl+I para inverter a seleção.

Copia e cola-a no nosso documento.

Converte a Lua em formato de Objecto Inteligente (Smart Object) clicando no botão do lado direito na layer da Lua.

Com Ctrl+T (Transformar) redimensiona a Lua e coloca-a centrada no cimo da imagem.

NOTA: para redimensionar a Lua proporcionalmente mantém carregada a tecla Shift e ajusta o seu tamanho num dos vértices.



4ª Passo

Adiciona uma máscara à layer da Lua  (Layer > Layer Mask > Reveal All).

Com o pincel utilizado anteriormente, esconde a parte esquerda mais abaixo da Lua no céu.



5º Passo

Abre a imagem das Rochas.

Seleciona-as copia, cola-as no nosso documento converte-as em Smart Object e posiciona-as como mostrado na figura utilizando Ctrl+T.

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6º Passo

Abre a imagem da Relva. 

Selecciona copia (Ctrl+A), cola no nosso documento converte em Smart Object e posiciona como mostrado na figura utilizando Ctrl+T.

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7º Passo

Clica na tecla D para repor as cores predefinidas pelo Photoshop.

Adiciona uma máscara à layer da Relva e esconde o céu, usa a Rectangular Marquee Tool para seleccionar o céu na layer da relva e de seguida na máscara criada pressiona Alt+Backspace



8º Passo

Abre a imagem da Casa.

Selecciona (Ctrl+A),copia e cola no nosso documento, converte em Smart Object e posiciona-a no cimo das rochas encostada o mais possível à direita na figura utilizando Ctrl+T.

Adiciona uma máscara e com a Pen Tool faz uma selecção precisa da relva que pertence à imagem da casa. 

Utiliza a Path Selection Tool (A) para ajustar os pontos feitos pela Pen Tool, assim que a secção estiver bem desenhada carrega em Ctrl+Enter para transformar em selecção e para que ela fique mais suave vai a  Select > Modify > Feather para 12 depois apagar (backspace) e dá uns retoques com a Erase tool.

 


9º Passo

Cria uma Layer de ajustamento de Tonalidade/Saturação (Layer > New Adjustment Layer > Hue/Saturation > Use Previous Layer > OK).

Baixa a Saturação para -42.



10º Passo

Cria uma nova Layer (Ctrl+Shift+Alt+N) e com o botão do lado direio na layer criada escolhe a opção Blending options e altera o Blending Mode para Multiply para ficar mais escura.

Junta a nova Layer à Layer da Casa (Alt+Click na linha de separação das layers)

Com um pincel redondo com 50% de opacidade pinta por cima da casa para a escurecer.

Dica: Select > Load Selection > OK para abrir a seleção da casa e pintar só a casa



11º Passo

Cria uma nova Layer (Ctrl+Shift+Alt+N) e com o botão do lado direio na layer criada escolhe a opção Blending options e altera o Blending Mode para Overlay para ficar mais clara.

Com o mesmo pincel pinta algumas partes da casa a branco, como mostra a figura a baixo.

Altera a cor do pincel para preto e pinta todas as janelas a preto excepto aquela que não se encontra pintada na figura.

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12º Passo

Cria uma nova layer e com Giz (Chalk) pinta os vidros da janela de Amarelo (#ffd968) 

Dica: Faz uma selecção da janela com a Pen Tool (P) e pinta


13º Passo

Cria uma nova Layer e com a mesma cor mas agora com um pincel redondo e suave com a Opacidade de 10% cria uma sensação de brilho à volta da janela.



14º Passo 

Transfere o ficheiro Birds Brush, abre o painel dos pincéis, carrega em Load Brushes e abre o ficheiro transferido.

Cria uma nova layer e com o pincel transferido cria um bando de pássaros a passar em frente à Lua.



15º Passo

Faz o mesmo processo realizado no passo anterior para instalar os pássaros mas agora para instalar pincéis com textura de nevoeiro.

Cria uma nova layer e pinta a área rodeada a vermelho com os pincéis de nevoeiro utilizando uma combinação de cores preto, branco e cinzento.



16º Passo

Abre a Imagem das Caveiras.

Selecciona, copia, cola no nosso documento coloca-as nomeio do nevoeiro à esquerda e converte-as a Smart Object 

Cria uma máscara e esconde parte das caveiras com o nevoeiro.


17º Passo

Abre a imagem do crucifixo.

Seleciona, copia, cola no nosso documento e converte a Smart Object 

Adiciona uma máscara e esconde parte do crucifixo.

Duplica o crucifixo (Ctrl+J) e coloca-os como mostra a figura. 

Usa Ctrl+T para ajustar o tamanho e para as rodar click no botão do lado direito nas imagens 

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18º Passo

Abre a imagem da mão.

Seleciona, copia, cola no nosso documento coloca-a como mostra a figura e converte-a a Smart Object.

Cria uma máscara e esconde-a com o nevoeiro.

Cria uma layer de Tonalidade/Saturação e altera a saturação para -77.

Cria uma Curves Adjustment Layer (Layer>New Adjustment Layer>Curves>Use Previous Layer>OK) e arrasta os pontos da curva como mostra a imagem  

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19º Passo

Abre a imagem do Candeeiro.

Faz a Selecção da parte de cima do candeeiro, copia, cola no nosso documento e converte-a a Smart Object Open the file Lamp. 

Posiciona-a como mostra a figura.

Cria uma Curves Adjustment Layer com a curva indicada abaixo.

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20º Passo

Abre a imagem da Árvore Morta 1

Seleciona, copia, cola no nosso documento e converte-a a Smart Object.

Cria uma máscara e esconde a parte de baixo da árvore, coloca-a à esquerda da nossa imagem. 

Duplica-a e coloca a esta ao lado da casa.




21º Passo

Abre a Árvore Morta 2

Seleciona, copia, cola no nosso documento coloca-a no meio da imagem em destaque e converte-a a Smart Object.

Cria uma máscara e esconde um pouco da parte de baixo com nevoeiro.

Cria uma Curves Adjustment Layer como mostra a figura.

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22º Passo

Abre a Árvore Morta 3

Seleciona, copia, cola no nosso documento coloca-a à esquerda da imagem em destaque e converte-a a Smart Object.

Adiciona uma máscara e com um pincel redondo com 10% de opacidade pinta de preto por cima da árvore.

Cria uma Curves Adjustment Layer como mostra a figura.

Cria uma Layer de ajustamento de Tonalidade/Saturação e diminui a saturação para -59


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 23º Passo

Cria uma nova layer e muda o blending mode para Overlay.

Junta esta Layer à àrvore anterior (Alt+Click na linha que separa as layers).

Com um pincel redondo e suave pinta a preto na layer criada a parte esquerda da árvore.

Cria uma nova layer e muda o blending mode para Multiply.

Com um pincel igual ao anterior pinta de preto por cima das partes mais brancas da árvore.

Cria uma nova layer e com um o pincel de nevoeiro cobre a parte de baixo a árvore 


24º Passo

Abre a imagem do Castelo.

Seleciona, copia, cola no nosso documento coloca-o no fundo da imagem longe da ação na parte mais esquerda da imagem e converte-o a Smart Object.

Cria uma máscara e esconde a parte debaixo do castelo

Cria uma Layer de Tonalidade/Saturação e diminui a saturação para -57

Cria agora uma Curves Adjustment Layer como na figura abaixo 


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25º Passo

Abre a imagem do Lobisomem

Seleciona, copia, cola no nosso documento coloca-o junto à árvore maior na parte mais esquerda da imagem e converte-o a Smart Object.

Adiciona uma máscara e esconde os pés do lobisomem no nevoeiro.

Cria uma Layer Adjustment Curves como mostra a imagem.



26ºPasso

Cria agora uma nova layer que é uma espécie de junção de todas as layers (Ctrl + Alt + Shift + E).

Usa a Unsharp Mask Filter (Filter > Sharpen > Unsharp Mask) e definições mostradas abaixo para aumentar o contraste.

 Mas agora para suavizar este efeito na casa, que ficou exageradamente contrastada, cria uma máscara na layer criada com o pincel esconde a maior parte da casa




27ºPasso

Abre a imagem Nebula.

Seleciona, copia, cola no nosso documento e converte-a a Smart Object.Open file Nebula. 

Coloca a Nebula preenchendo toda a área da nossa montagem (usando Ctrl+T)

Muda o blending mode da nebula para Color Dodge.

Adiciona uma máscara e com o pincel esconde os pontos mais brilhantes.



28º Passo

Abre a imagem da Luz

Seleciona, copia, cola no nosso documento e converte-a a Smart Object.

Coloca a imagem com o centro em cima do candeeiro.

Altera o blending mode da imagem para Screen e adiciona uma máscara para esconder os limites rectangulares




29ºPasso

Adiciona um Gradient Map adjustment layer com as definições mostradas em baixo.

Muda o blending mode para Soft Light e baixa a opacidade para 36% (Sem juntar à layer anterior)

Adiciona agora uma Layer de Tonalidade/Saturação e baixa a saturação para -40 (Sem juntar layer anterior)




30º Passo

Cria uma nova Layer e muda o blending mode para Overlay.

Com um Pincel redondo e suave com 20% de opacidade pinta de verde (#68a200) ou outra cor a teu gosto, toda a nossa montagem mas especialmente a parte inferior (nevoeiro).




FIM


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