12.2 - 15. Manuel Sá

Como criar o efeito de pixelização em triângulo?

Antes de começar a realizar este tutorial, é necessário fazer o download das seguintes imagens:

Imagens Tutorial


Passo 1: Abrir o Photoshop. De seguida, abrir a fotografia "Sé de Lisboa.jpg" que se encontra disponível para download na pasta acima. Para isso, ir a File > Open... (Atalho: Ctrl+O).




Passo 2: Duplicar a camada de fundo duas vezes. Para isso, clicar com o botão do lado direito do rato em cima do nome da camada que se pretende duplicar e selecionar a opção Duplicate Layer... (Atalho: Ctrl+J).




Depois de realizar este passo, o resultado deverá ser o seguinte:




Passo 3: Ativar a ferramenta Transformação Livre (Edit > Free Transform ou Atalho: Ctrl/Cmd+T), de seguida alterar o valor da inclinação horizontal para 45º. A configuração da inclinação horizontal encontra-se na barra de opções, quando a ferramenta Transformação Livre está ativada. Por fim, confirmar as alterações ao clicar em Commit transform (Atalho: Enter)




Passo 4: Clicar em Filter > Pixelate > Mosaic...




Ajustar o tamanho da célula para aquele que mais te agradar e, em seguida, carregar OK.




Passo 5: De seguida, transformar no sentido contrário. Ativar a ferramenta Transformação Livre (Edit > Free Transform ou Atalho: Ctrl/Cmd+T) e alterar o valor de inclinação horizontal para -45º. Carregar em Enter para aplicar a transformação.




Passo 6: Alterar a opacidade desta camada para 50%. 




Passo 7: Selecionar a camada intermédia. Com a camada do meio selecionada, ativar a ferramenta Transformação Livre (Edit > Free Transform ou Atalho: Ctrl/Cmd+T) e definir o valor de inclinação horizontal para -45º.




Passo 8: Aplicar o mesmo filtro de mosaico outra vez. Pode fazer-se através da combinação de teclas Ctrl/Cmd+F ou clicar no menu Filter e selecionar o primeiro filtro do menu. O Photoshop coloca automaticamente o último filtro utilizado no topo deste menu.




Passo 9: Usar a ferramenta Transformação Livre (Edit > Free Transform ou Atalho: Ctrl/Cmd+T) para transformar a camada novamente no original, alterando o valor de inclinação horizontal para 45º. Carregar em Enter para confirmar as alterações.




Passo 10: Os efeitos da imagem estão praticamente concluídos, contudo, se a imagem for ampliada (Ctrl++), percebe-se que as pontas dos triângulos não estão alinhadas.




Para resolver o problema, selecionar a ferramenta Move Tool (Atalho: V) e carregar nas teclas de setas do teclado, conforme a direção mais conveniente para deslocar a camada e alinhar as interseções. Feito isto, utilizar a combinação de teclas Ctrl+- para reduzir a imagem.




Passo 11: Pode utilizar-se um efeito de filme desbotado/vintage, para imagens de fundo. Neste caso utilizou-se o efeito Vesper, das Ações Instagram Vídeo Photoshop. Para tal, selecionar a primeira camada, de modo a que o efeito seja aplicado a todas as camadas, e clicar no menu Window > Actions (Atalho: Alt+F9). Depois, selecionar a opção Render All Effects e clicar no ícone assinalado na imagem com o número 4.




Depois, clicar no menu Window > History e escolher o efeito vesper (ou um dos outros ao seu gosto).




Passo 12: Para terminar, a imagem pode ser completada com texto. Para inserir texto na imagem, selecionar a ferramenta Horizontal Type Tool (Atalho: T) e definir as características do tipo de letra a usar, neste caso, a fonte utilizada foi Finger Paint.




Aqui está a imagem original e a final para comparação:


                                                          
                            Imagem original                                                                              Imagem final


Trabalhos complementares: