12.2 - 19. Pedro Carlos

Trabalhos complementares:


Como criar uma pintura de uma paisagem misteriosa no Photoshop?


Nesta página está presente o tutorial da minha autoria, baseado num tutorial de um site inglês. Todas as imagens presentes neste tutorial são também da minha autoria, tal como nos foi pedido, e todos os efeitos presentes neste tutorial são apenas alguns dos que eu recorri na execução do primeiro tutorial. De seguida, apresento algumas características deste tutorial.

  • Dificuldade: Médio/Díficil (Nível 7 numa escala de 1 a 10)

  • Tempo de execução: 1hora a 1hora e meia, dependendo do nível do aprendizado.

  • Nº Total de imagens manipuladas: Entre 7 a 8 imagens.

Tudo pronto? Vamos então começar a trabalhar. As imagens que necessitas para fazer este tutorial estão guardadas no Drive do Google, com uma entrada direta no final desta página.


Atenção: Antes de começares este tutorial, tem em atenção os seguintes pontos:

  • Os valores demonstrados nas imagens podem não corresponder aos valores dados nas indicações, pelo que deves seguir as instruções dadas apenas pelo texto. As imagens são apenas alusivas aos locais onde se encontram as ferramentas e a forma como tens de fazer os diferentes passos.

 

Passo 1 – Vamos meter as mãos á obra! Em primeiro lugar vá a FILE – NEW… e crie um documento com as seguintes características:

Altura : 3300 Pixels; Comprimento: 1800 Pixels; Resolução: 300 Pixels/Inch

 


Passo 2 – Faça agora FILE – PLACE – CASCATAS.JPG e redimensione a imagem a imagem segundo as seguintes indicações (ver imagem). Se não aparecer esta barra de opções, certifique-se que a imagem está selecionada e clique CTRL + T.


 

Passo 3 – Com o Quick Selection Tool (W), selecione um pouco das arvores e do céu, como pode ver na imagem seguinte.



Depois, clicando Refine Edge, vais colocar um X na caixa que diz Smart Radius, mude o valor do mesmo para 0,5 px e mude o modo de vista para Black (B). Faça Refine Edge nas pontas das árvores para se tornarem mais realistas e para que possamos fazer uma melhor seleção daquilo que realmente queremos. Mude também o Shift Edge para -10. Clique OK.

 


Passo 4 – A imagem tem uma cor um pouco pálida, pouco contrastada e com muito brilho. Vamos então corrigir estas etapas, fazendo o seguinte: Vá ao seu canto direito da imagem, e “ADD AN ADJUSTMENT” e clique no sol, símbolo da ferramenta Brightness/Contrast. Mude o contraste para 33 e o brilho para -58. De seguida coloque a camada de correção sobre a alçada das cascatas, clicando em ALT e no botão esquerdo do rato.

 


Passo 5 - Faça FILE - PLACE - Casa de Campo.jpg. Redimensione a imagem de forma à figura ficar com as características demonstradas na imagem.

 


De seguida, com a Pen Tool (P), faça a seguinte seleção: Telhado da casa – Lateral da casa – Plantas – Por fora da imagem até ao ponto de partida. Tente fazer o mais parecido á seguinte imagem:



Vá agora a SELECT – REFINE EDGE, e faça X no Smart Radius, coloque o seu valor a 0,3 px. Faça o Refine Edge apenas sobre as plantas. Faça agora LAYER – LAYER MASK – REVEAL SELECTION.

 

Passo 6 – Como já deves ter reparado, a imagem parece realmente uma montagem! Vamos corrigir este facto para dar um certo realismo á nossa imagem. Assim vai a Brush Tool (B) e corrige a nossa imagem como a seleção feita seguidamente:

Hard Round; Size: 31px; Hardness: 100%

 


Passo 7 - Vamos agora tapar as armações de madeira por detrás da casa executando as seguintes tarefas: FILE – PLACE – Arbusto.jpg. Redimensione a imagem para um tamanho minimamente realista e com a ferramenta Quick Selection Tool retire o fudo branco dessa imagem. Depois faça CTRL + SHIFT + I (inverse selection) e vá a LAYER – LAYER MASK – REVEAL SELECTION. Depois vá a SELECT – REFINE MASK e faça com que as zonas brancas desapareçam, passando o brush por cima. Depois posicione a imagem para ficar com o seguinte aspeto.



Corrija agora o brilho da casa e do arbusto, como faz para a camada das cascatas, diminua o brilho da casa de campo para -86 e o contraste para -10. Quanto ao arbusto diminua o brilho para -105 e aumente o contraste para 31.

 


Passo 8 – Faça agora FILE – PLACE – Montanhas altas.jpg e coloque esta camada depois da pasta que reúne as camadas executadas até ao momento.


 

Passo 9 – Com a Pen Tool (P), faça agora o contorno das montanhas altas e clique em Make – Selection… De seguida faça EDIT – REFINE EDGE, coloque o X no Smart Radius e mude o seu valor para 0,3 px. Passe o pincel por cima das árvores, com o objetivo de fazer uma seleção com maior pormenor. De seguida faça Inverse Selection e crie uma Layer Mask.



De seguida, crie uma camada de correção de brilho e contraste e mude o brilho para -79 e o contraste para 50.

 


Passo 10 – Faça PLACE – Montanhas rochosas.jpg. Coloque a imagem atrás das montanhas altas. Com a Quick Selection Tool (W), selecione o céu. Faça Inverse Selection e crie uma Layer Mask.


 

Passo 11 – Faça PLACE – Ervas.jpg e com a Pen Tool (P) selecione as ervas do primeiro plano. Faça a seleção, depois faça Refine Edge com Smart Radius de 0,3px. Passe sobre as ervas na extremidade da seleção. Depois faça Inverse Selection e depois crie uma Layer Mask.

 

Passo 12 – Faça PLACE – Céu.jpg e posicione o mesmo como mostra a figura.

 


Passo 13 – Para fazermos algumas nuvens vamos utilizar a Brush Tool (B) com a cor RGB (255, 255, 255) –Branco! Vamos pincelar com a soft brush, size: 150px; hardness: 0%, opacity: 12%. Faça agora as nuvens ao seu gosto. Tente cria-las de uma forma realista e que condigam com a imagem em questão. As minhas nuvens ficaram com o seguinte aspeto:

 



Passo 14 – De seguida, vamos executar a parte mais complicada deste tutorial, o Sol! Apesar de ser uma ferramenta um pouco mais complexa, vai dar uma aspeto totalmente diferente á nossa imagem. Crie uma nova Layer, e defina a cor de fundo com Preto (pressione D e depois X), depois pressione CTRL + Delete para mudar a cor de fundo. Converta esta layer em Smart Filters (Filter – Convert for smart filters) e adicione o seguinte filtro: Filter – Render – Lens Flare. Coloque X no “105mm prime” e Brightness 100%. Posicione o sol por cima das montanhas. Tem de fazer este passo por tentativa e erro, no entanto, depois de clicar Ok e criar então este filtro, ao clicar duas vezes em Lens Flare pode mudar a posição do mesmo. Ponha esta camada com o efeito Lighter Color  :onde diz Normal, por cima das suas camadas, tem uma opção denominada Ligther Color.


 

Passo 15 – Adicione agora uma camada de correção curves:

  • Red (input:141 ; output:152)

  • Green (input:151 ; output:158)

  • Blue (input:166 ;output:165)

Adicione uma camada de correção Hue/Selection:

  • Saturation: +10

  • Hue: 0

  • Lightness: 0

Adicione uma camada de correção Briho/Contraste:

  • Brilho: 0

  • Saturação: +17

E pronto, está feito. Espero que tenha ficado do vosso gosto! Seguidamente está a imagem do resultado do meu tutorial, e uma pasta do Google Drive com todas as imagens necessárias para a realização deste mesmo tutorial, assim como o ficheiro de Photoshop no criei esta imagem. Espero que gostem!


O meu tutorial