12.3 - 07. Guilherme Rodrigues

Introdução

Neste tutorial recorrendo ao phtoshop vou mostrar-vos como melhorar qualquer imagem.
Vou também explicar o porquê de trabalhar no sistema de cor RGB (red,green,blue) e como é que pode afetar a imagem.

Neste trabalho vou utilizar o modo RGB por duas simples razões:

Este modo de cor tem mais ferramentas disponíveis;
As alteração feitas em RGB degradam menos a imagem comparado com outros sistemas de cor, como o CMYK (ciano; magenta; amarelo).

Para ter a certeza de que está a trabalhar no modo RGB verifique o painel das definições de cor:
Edit > Color Settings


1. Para visualizar o histograma da imagem vá a: Window > Histogram.

Um histograma mostra os tons de cor desde o mais claro até ao mais escuro da imagem. Este painel de cores pode representar uma grande variedade de cores ou apenas alguns tons consoante a imagem a que se refere. 



 

 


 Exemplo de um bom histograma com uma grande variedade de tons que nos indica que esta imagem é de qualidade e consequentemente não vai precisar de grandes ajustes.

Usando ferramentas do photoshop sem danificar o histograma inicial. Portanto através dos ajustes que irei fazer a seguir vou alterar a imagem ao meu gosto sem piorar a qualidade da mesma.
Podemos utilizar a ferramenta eyedropper para obter os valores dos tons de uma cor presente na imagem.

Utilizando a definição 3 by 3 Average estará a retirar informação de uma área em vez de um ponto só, o que permite obter informação mais exata.



Fazer o ajuste das Curvas


Agora irá trabalhar com os tons de cor da imagem utilizando o painel de ajuste de curvas. O ajuste de camadas pode ser criado usando o painel de ajustes, ou no painel de camadas. Para perceber a relação entre o ajuste de camadas e outras camadas, vai criar um usando o painel de camadas.


Se o painel de camadas não estiver visível, vá a Window > Layers. Neste exemplo vai usar o ajuste de camadas para fazer correções de cor nesta imagem. Usando o painel de ajustes pode fazer alterações aos valores dos tons sem destruir a imagem original. Deixe o painel de ajuste de curvas aberto para os próximos passos.

1.Clique e segure em Create New Fill ou no botão do ajuste de camadas na parte de baixo do painel de camadas, selecione curves. O painel de propriedades aparece com as opções de curvas visíveis.




Definir o Ponto mais iluminado e o ponto mais escuro da imagem.

Neste sub-capitulo irá marcar o ponto alto e a sombra para determinados valores usando as ferramentas set white point e set black point que estão disponíveis no painel de ajustes de curvas.

Localizar o ponto Branco e Preto
Começe por alterar uma simples preferência, para ser mais facil de interpretar o painel de ajuste de curvas.
-Com o painel de curvas aberto, clique no menu do painel no canto superior direito e selecione curves display options.
-Escolha Show Amount of: Pigment/InK %, a seguir clique ok.




Quer você trabalhe em impressão ou em imagens digitais pode ser útil a interpretação visual do painel de curvas baseado no inK, já que esta opção poem as cores da imagem mais claras na parte inferior esquerda e as mais escuras na parte superior direita.



Introduzir os valores do ponto branco e preto

Nesta parte os valores apresentados foram escolhidos considerando que a imagem será utilizada para impressão ou para ser apresentada num ecrã.
-clique duas vezes na ferramenta set White point no painel de ajuste de curvas; o color picker( definição do ponto alto) aparece. Mesmo que esteja a trabalhar em RGB, você pode definir valores em qualquer espaço nestas janelas. Mas neste exemplo usará o CMYK .

-Preencha os espaços com os seguintes valores: 6 no C; 4 no M e 4 no Y. deixe o K em 0 e pressione ok. Uma caixa de aviso irá aparecer perguntante se quer gravar estes valores.



-Agora Pressione duas vezes na ferramenta set black point, o color picker aparece.
-Se tiver definido o ink e o papel no color settinngs, não precisa de fazer alterações no valores do ponto preto. Preencha os espaços com os seguintes valores: 63 em C, 52 em M, 51 em Y e 95 em K.



Depois de selecionar o Set White Point Eyedropper, passe-o por cima da imagem e clique no Alt. Ficara com este aspeto





Neste exemplo a parte mais clara da imagem é a camisola do rapaz. Como podemos ver, há outras partes claras nesta imagem mas estamos apensa a focar nos no elemento principal que é o rapaz.
-Adicione a tecla shift, o seu rato vai mudar para a ferramenta color sampler. Clique na área clara da imagem e irá aparecer uma amostra da cor mas ainda não vai acontecer nenhuma mudança.
-Tenha a certeza de que o set white point eyedropper ainda está selecionado, e clique na ferramenta color sampler que acabou de pôr. Ao clicar na amostra de cor irá definir essa área da imagem como o ponto mais claro no tom da curva; é ajustado aos teus novos valores de cores da parte clara.



Agora irá marcar a parte mais escura da imagem:

-Selecione o shadow slider no painel de propriedades e pressione Alt e araste o slider para a esquerda. Quando arrastar o slider ( devagar), as partes mais escuras realçam se. Provavelmente haverão muitas sombras mas a que nós nos queremos focar é no cabelo (pois é uma parte escura e inclui sombras). Se não conseguir a primeira vá experimentando até obter uma imagem semelhante .
-Tenha a certeza de que a ferramenta set black point está selecionado, e depois pressione e segure Alt+Shift e clique na área mais escura da imagem e selecione a amostra de cor.

-Com a ferramenta set black point eyedropper selecionada, clique na amostra de cor que selecionou na imagem.



Por esta altura já deve ter reparado numa pequena mudança de cor- as cores têm um aspeto um pouco mais "limpo" .
O próximo passo envolve o balanço dos tons intermédios.





Ajustar os tons Intermédios

Em muitos casos, é necessário diminuir os valores dos tons intermédios para tons mais claros, com o objetivo de fazer sobressair certos detalhes da imagem.

Selecione o centro da curva branca e arraste para baixo lentamente para aclarar a imagem. Esta é a única correção visual que será feita a esta imagem. Tenha cuidado para não ajustar demasiado, caso contrário a imagem poderá ficar degradada.

Adicione um pouco de contraste à sua imagem ao clicar na área entre a curva e o topo. De seguida clique e arraste lentamente para cima. Novamente, não faça mudanças demasiado drásticas neste passo de modo a não comprometer a fotografia. Se não conseguir à primeira não se preocupe volte atras usando Ctrl+z e faça de novo





Definir os tons neutros
Nesta secção, vamos balançar os tons neutros da imagem.
Com o painel de propriedades das curvas ainda abertas, selecione outra Color Sampler marker clicando simultanemante na tecla Shift no tronco da arvore que se encontra atras do rapaz



Se o painel de informações não estiver aberto, carregue em Window > Info. O painel de informações vai agora estar visível. Neste vai observar as informações gerais sobre os valores de RGB e CMYK, como também alguma informação sobre as três marcas de cores criadas previamente. Vai focar-se apenas na marca #3, pois as duas primeiras indicam as sombras e as zonas claras da imagem.

Repare que no lado direito da marca #3 no painel de informções, existem dois valores separados por uma barra (/). Vai-se focar apenas nos valores à direita desta. Se clicou ou não na área cinzenta vai obter diferentes valores. Os números à esquerda são os valores originais antes de haverem alterações no painel das curvas. Os números à direita da barra seguinte são os novos valores que correspondem aos ajustes feitos.



Selecione a ferramenta set gray point.
Clique uma vez na marca #3. Os novos valores podem não ser exatamente os mesmos, mas estão mais perto de se igualarem.

-Selecione Ctrl + S para gravar o seu trabalho.
-Se o seu painel de camadas não estiver visível, pressione Window > Layers. Nesse, clique no símbolo de visibilidade (representado por um olho). Certifique-se de que a visibilidade da camada das curvas está ligada antes de passar para a secção seguinte.
-Selecione File > Save . Deixe este ficheiro aberto para a próxima parte da aula. Nitidez da imagem
-Agora que já ajustou os valores dos tons da sua imagem, agora quererá melhorar a nitidez da sua imagem.
-Selecione Flatten Image do painel do menu de camadas.

-Selecione View > Actual pixels. A imagem poderá aparecer muito grande, nesse caso ajuste-a de modo a focar-se num pormenor, como um dos olhos. Repare que deverá ser numa vista de Actual Pixel quando usar a maior parte dos filtros, ou então poderá não ter os resultados corretos.
-Carregue em Filter > Sharpen > Unsharp Mask. A unsharp mask aparecerá na caixa de diálogo. Pode clicar e arrastar para dentro do painel anterior para mudar a parte da imagem que aparece aqui.
-Preencha a caixa de texto Amout com o valor 150. Como esta imagem ainda não está muito alterada poderá aplicar uma maior quantidade de nitidez sem destacar pormenores desnecessários.
No campo Radius preenche 1 e no Thereshold clique OK.



Selecione File > Save. Deixe este ficheiro aberto.
Comparar a imagem com a original
-Se o painel History não estiver visível clique Window > History.-Tenha a certeza de que o passo anterior está selecionado. Neste caso, deverá estar o filtro Unsharp Mask.
-Clique em Create New Document a partir de botão Current State, na parte inferior do painel History. Um novo ficheiro está agora criado.
-Selecione voltar para a imagem originar e carregue Ctrl + 0 para ajustar a imagem ao seu ecrã.
-Clique no snapshot original localizado no topo do painel History. Isto faz com que volte ao seu estado original.
-Selecione Window > Arranje > 2-up Vertical para colocar as imagens lado a lado. Faça zoom na imagem à volta da criança para concluir que a nova imagem está mais limpa e com mais luz.





Imagem precisa para se realizar o tutorial