12.3 - 21. Miguel Martins

Como tornar uma paisagem composta mais "sombria"

ANTES DE COMEÇARES - RECURSOS NECESSÁRIOS (Necessitas de os transferir, e, se preferires, colocá-los numa pasta dedicada para tal, para facilitar o acesso):
montanhas.jpg
light_up_the_dark_by_xdante_stock.jpg

PT02


Hoje vamos aprender a montar uma paisagem a partir de mais do que uma imagem, e a alterá-la de forma a ficar mais sombria. Para tal devemos seguir os passos do tutorial em baixo, bem como transferir as imagens necessárias para o computador que estamos a usar.
Vamos trabalhar principalmente com camadas e efeitos de luz e de cor para obter o resultado que pretendemos. O resultado final deve ficar algo parecido com isto:

Passo 1
Abre o Photoshop e cria um novo documento ao escolher File > New na barra superior do programa. Usa as definições mostradas na imagem.


Passo 2
Insere as montanhas no documento, acedendo a File > Place Embedded, na barra superior do Photoshop.


Passo 3
Agora vais criar uma máscara (Layer Mask). Para tal, deves selecionar o segundo botão do painel das layers, no canto inferior direito do Photoshop. De seguida, activa a Gradient Tool, carregando na tecla "G" do teclado, e escolhe um gradiente que vá de preto para branco, como mostrado na imagem. Aplica o gradiente verticalmente (de cima para baixo) enquanto manténs a tecla SHIFT premida.


Passo 4
Vais adicionar a imagem do céu ao documento, por baixo da camada das montanhas. Para tal, acedes a File > Open, e carregas o ficheiro do céu. Após isso, mantém o rato premido sobre o separador da imagem do céu e arrasta-o para junto do separador da imagem das montanhas. Ajusta o céu à escala das montanhas usando a ferramenta Free Transform, carregando no Control e T simultaneamente. O objectivo é cobrir todas as montanhas.




Passo 5
Volta à camada das montanhas, e adiciona uma camada de ajuste (Para o fazeres, deves aceder a Layer - New Adjustment Layer, e de seguida escolher o tipo de ajuste que pretendes fazer) , onde vais ajustar o brilho e o gradiente de cores da paisagem. Usa os seguintes valores como limites do gradiente, inserindo-os na caixa inferior na janela "Color Picker" (Nota: Para cada limite é necessário carregar com o rato primeiro nas pequenas caixas na régua do gradiente). #061530 #ffffff


Passo 6
Muda o "blend mode" do mapa de gradiente para soft light(luz suave) e reduz a opacidade para 55%, para tal mudando o "mode" e à direita a opacidade abaixo da barra superior.


Passo 7
Agora necessitas de aplicar um ajuste de cor, para tal criando uma nova layer de ajuste de equilíbrio de cor (Color Balance), usando os seguintes valores: (Midtones: +10; +7; +20) (Shadows: +12; +19; +1)



Passo 8
Reduz o brilho da paisagem, da mesma forma usada no passo 5, com os seguintes valores: (Brightness: -35; Contrast: 5)


Passo 9
Agora vais adicionar um efeito de nevoeiro à paisagem. Para tal, deves criar uma nova camada e usar a Brush Tool (tecla B), definindo a opacidade e fluidez a 30%. Muda a tua cor de foreground para #b5b9bd (para isto carregando nos dois quadrados sobrepostos no fim da barra vertical de ferramentas) e pinta a imagem a gosto para dar o efeito de neblina.


Passo 10
Adiciona uma máscara (Passo 3) à layer do nevoeiro. Aplica um filtro de nuvem ao selecionar Filter > Render > Clouds na barra superior para criar o nevoeiro. Não te esqueças de mudar a Foreground/Background Color para preto/branco. Podes mudar isto ao aceder ao mesmo menu do passo anterior.


Passo 11
Adiciona uma layer de ajuste para matiz/saturação (Hue/Saturation) usando as seguintes definições: (Hue: 180; Saturation: 17)


Passo 12
Agora necessitas de duplicar a layer de nevoeiro (incluindo a feita no passo 13). Para tal, carrega CTRL+J simultaneamente, ajustando a layer para cobrir todo o documento. Isto vai fazer com que toda a paisagem fique enevoada.


Passo 13
Finaliza a paisagem, criando uma layer de ajuste de curva de cor (Curves), fazendo as alterações seguintes:


Parabéns! Concluiste o tutorial! Agora já sabes como tornar as tuas fotografias mais sombrias. Bom trabalho!
Subpáginas (1) Ferramentas do Photoshop