12.3 - 27. Tiago Gomes

O que vais criar ?

Hoje vamos trabalhar com manipulação fotográfica. Vamos começar por abrir o Photoshop CS6.

Passo 1

Vamos começar por abrir e tratar do fundo.

  •  File > Open > Background.
De seguida vamos abrir o fundo.
  • Image > Image Size > e coloca 11 inches X 17 inches e 300 Pixles/Inch. 
Depois vamos desfocar o fundo. Para isso vamos a :
  •  Filter > Blur > Lens Blur e coloca as definições que estão na imagem abaixo.


Vamos também criar uma nova camada por cima da camada do 'Background' (basta arrastá-la para cima), para melhorar o fundo. De seguida seleccionamos a ferramenta 'Gradient Tool' com a cor de 'Black and White' ( para aplicar clica no topo da imagem e arrasta a linha até ao final). 

Ainda na camada que está a preto e branco, muda as opções da camada de 'Normal' para 'Overlay' (1). Criámos um bom fundo para trabalhar. Agora criamos um grupo para facilitar a organização, para fazer isto segura a tecla Shift enquanto clicas sobre as camadas, depois clicas em Ctrl + G (podes dar um nome ao grupo por exemplo: Fundo). Muda também a cor do grupo para ficar mais fácil de identificar (2).
 
     

Passo 2

Vamos começar a adicionar as fotografias da montagem, vamos começar com o homem.

  • File > Open > 'Men' 

Nesta fase vamos querer seleccionar apenas o homem, para o podermos usar no nosso fundo. Vamos usar a 'Quick Selection tool',que é bastante fácil e rápida de utilizar basta ir clicando sobre as áreas que queremos seleccionar. Para aperfeiçoar utiliza as seguintes definições no 'Refine Edge'. 
 Agora só o homem é que está selecionado. 


Arrasta-o para o fundo já criado. 

Passo 3

Vamos abrir a imagem com o leão. Vamos seleccionar apenas a cara e alguma da sua juba, utiliza a ' Lasso Tool ' esta selecção não precisa de ser muito precisa. Para ajudar com a juba no final de teres seleccionado usa o pincel do 'Refine Edge'. Por agora deve estar assim.


 Agora é preciso atenção nesta parte porque nos queremos a cabeça do leão por trás da cabeça do homem (arrasta a camada do leão para baixo da do homem) mas, a boca por cima da cabeça do homem (como na imagem final).Estando na camada do homem, seleciona apenas a boca do leão com a 'Lasso Tool'. Podes aperfeiçoar tornando ou não visível a camada do leão (clicando nos olhos que estão ao lado das camadas).Depois clica em 'Delete'.

           

Deverá ficar assim.


Passo 4

Agora que já temos o leão vamos aperfeiçoá-lo e fazer com que ele 'entre' na imagem principal. Vamos pô-lo a preto e branco :

  • Layer > New Adjustement Layer > Black & White (as definições são em 'Auto')
  

De seguida vamos juntar esta camada de ajuste apenas com o leão, para isso clica com o botão direito do rato sobre a camada de ajuste e clica em 'Create Clipping Mask'. A zona das camadas deverá estar assim:

 


Agora vamos fazer uma sombra na juba do leão, para que sobressair a sua cara melhor. Para isso criamos uma camada simples mesmo por cima da camada do leão. Nesta camada usa a 'Brush Tool' na cor preta para fazer a sombra ao teu gosto.
                          

Passo 5

Agora que já tratámos do leão e do homem, vamos trabalhar nas asas, que vão servir também para esconder algumas áreas 'menos perfeitas'. Vamos abrir a imagem das asas e seleccionar apenas a asa direita. Primeiro usamos a 'Magic Wand Tool', clicamos no fundo azul, vai seleccionar tudo menos a águia. Então vamos a :

  • Select > Inverse
Assim só a águia é que está seleccionada. Como só queremos a asa direita, usamos a 'Lasso Tool' enquanto seguramos a tecla ALT, para rodear a parte que não queremos.

 Levamos essa asa para a imagem principal e coloca-mo-la no sítio que queremos como são duas clicamos em Ctrl + J para fazer uma cópia. Depois para ter a asa do outro lado vamos clicar na cópiae de seguida em:

  • Edit > Free Transform, clicamos como botão do lado direito na asa e escolhemos 'Flip Horizontal'
Pomos as duas asas no lugar (para fazer isto podes precisar de rodar e mudar o tamanho das assas), deverá ficar assim:

Agora duplicamos outra vez as duas asas (Ctrl + J), aumentamos o seu tamanho, e se for necessário roda-mo-las usando:

  • Edit > Free Trasnform (Ctrl + T)
Pode demorar algum tempo e poderás precisar de apagar algumas partes das asas para isso selecciona a parte da asa que não queres com a 'Lasso Tool' e clica em Delete (como na primeira imagem abaixo), deverá ficar assim:
                              


Para juntar as duas asas numa camada só basta clicar nas duas camadas segurando a tecla Shift e de seguida clicar Ctrl + E. Cria um grupo para as asas e para o leão, como fizemos para o fundo, para manter tudo organizado. Para tornar as asas pretas e brancas basta ir a:

  • Layer > New Adjustement Layer > Black & White (as definições são em 'Auto').
   




Passo 6

A imagem final está a começar a aparecer mas ainda faltam algumas coisas. Só para criar um maior contraste entre as imagens adiciona uma camada de ajuste de níveis:

  • Layer > New Adjustement Layer > Levels, coloca as seguintes definições.

 

Passo 7

Agora vamos tratar da pintura facial na cara do homem, precisarás de ter no photoshop os pincéis necessários para o fazer. Basta descarregares a pasta com os pincéis (no final desta página) e depois nas opções da 'Brush Tool' clicar em 'Load Brushes'.


Criamos uma camada nova por cima de todas, a camada tem de ser em 'Overlay' . Aí seleccionamos o pincel que mais gostarmos e em vermelho pintamos a cara do homem, se clicares na tecla F5 poderás mudar o tamanho do pincel e até rodá-lo.

                            

   Como podemos ver a pintura é apenas uma linha mas na realidade elas são um pouco torcidas devido as contornos da cara neste caso do nariz, por isso vamos moldar a pintura indo a:

  • Edit > Puppet Warp
O que vamos fazer é clicar na pintura e vão aparecer uns 'pontinhos' (como na imagem em baixo). A partir daí podemos transformar a pintura para fazer melhor os contornos do nariz. (Começa por colocar os pontos nos mesmos sítios da imagem) 


Agora a pintura já está feita! A imagem deve parece-se com esta:


Passo 8

Agora vamos adicionar à imagem as partículas de pó este passo é muito simples a única coisa que se tem de fazer é escolher as imagens e colocá-las onde querermos.Para este passo vamos apenas utilizar as imagens 5 e 11 da pasta das partículas de pó. Abre as imagens e arrasta-as para a imagem principal depois muda de normal para 'Screen' e só se vão ver os pontinhos brancos. A imagem deverá estar assim:

                  


.


Passo 10

Parabéns, juntas-te todas as imagens e adicionas-te alguns efeitos. A imagem está quase pronta faltam apenas alguns efeitos que iram dinamizar e tornar a imagem mais natural. Começa por guardar o documento em formato JPG:

  • File > Save as

De seguida abrimos a imagem que tinha-mos guardado, deste modo ela vai funcionar como um fundo onde vamos aplicar os efeitos.

  • File > Open > Escolhes a imagem

Agora vamos começar por adicionar as camadas de ajustes (que são os efeitos) prosseguimos sempre deste modo:

  • Layer > New Adjustement Layer > O número do ajuste 1 , 2 ,3 etc.
  1. Gradient Map (as definições estão na imagem)


    2. Invert (As definições estão na imagem)


   3. Vibrance (as definições estão na imagem)


   4. Photo Filter (as definições estão na imagem)


  5. Brightness/Contrast (as definições estão na imagem)


 Estes são apenas os efeitos que iremos utilizar neste tutorial se quiseres voltar aqui mais tarde e testar novos efeitos basta ires criando novas camadas de ajustes com diferente definições.

Passo 11

Pronto já está conseguiste juntar varias imagens numa só e adicionar alguns efeitos que criaram uma imagem final bem diferente das iniciais. Espero que tenhas gostado, obrigado! Aqui está a imagem final:




 

Componentes necessários ao tutorial





Subpáginas (1) Ferramentas do Photoshop
Comments