12.6 - 02 - Ana Patrícia Graça

Tutorial de António Dias - Criação de Imagens GIF Animadas no Photoshop



A. Tutorial Visual

Neste tutorial, vamos aprender a criar uma imagem GIF animada. Embora existam inúmeros websites que disponibilizam ferramentas para este efeito, o Photoshop é um software mais completo e tem muito mais opções de personalização e configuração, para além de condensar as funções de criação de imagens e de montagem numa animação numa só ferramenta.
Neste caso, vamos criar um GIF de um OVNI a despenhar-se numa floresta.

Passo 1- Começa-se por abrir a imagem da floresta, no menu File > Open. Esta imagem vai servir de cenário para a animação.



Depois de aberta a imagem, verifica-se que o menu Timeline está aberto no fundo do ecrã. Como só vai ser usado mais tarde e ocupa espaço, pode-se fechar, abrindo o seu menu no botão que se encontra no canto superior direito da janela:


Passo 2- Agora abre-se a imagem do OVNI. Verifica-se que a mesma tem um plano de fundo, o que pode atrapalhar a imagem e torná-la menos realista (se é que isso é possível...). Portanto, usa-se a Quick Selection Tool para se seleccionar a nave:


Passo 3- Usa-se o clássico Copy/Paste para trazer a nave para o fundo da floresta. Carrega-se em Ctrl+C com o OVNI seleccionado, muda-se para a imagem da floresta e carrega-se em Ctrl+V. O programa coloca automaticamente a imagem numa nova camada. Porém, esta está desproporcionada.

Nota: Para tornarmos o ambiente de trabalho mais organizado, mudamos o nome da nova camada para "OVNI" 


Para a ajustar, usa-se a combinação Ctrl+T para iniciar o Free Transform, que serve para aumentar, diminuir ou rodar a imagem. 
Depois de feitos alguns ajustes, podemos avançar.

Passo 4- Como já se deve ter reparado, é bastante evidente que o OVNI foi "colado" nesta imagem. Para a tornar ligeiramente mais realista, podem-se ajustar os valores de cor (Hue), saturação (Saturation) e brilho (Lightness). Abre-se, portanto, o menu "Create new fill or adjustment layer", no fundo da janela das camadas. Em seguida, escolhe-se "Hue/Saturation...":


Porém, qualquer ajuste que seja feito aplicar-se-á a toda a imagem, e não só à camada que contém o OVNI. Para impedir isto, selecciona-se o botão indicado (ATENÇÃO: A camada "OVNI" tem de estar directamente abaixo da camada de ajuste!):



Na camada de ajuste, aparece uma seta: isto quer dizer que as alterações de cor só se aplicarão à camada directamente abaixo:


Agora podemos ajustar os valores de cor da nossa nave. Eu coloquei os valores +22, +20 e -55, respectivamente Hue, Saturation e Lightness:


Muito melhor, não?

Passo 5- Agora podemos começar a animar. Antes de criarmos uma sequência, precisamos de definir o percurso da nave; escolhi, neste caso, uma diagonal descendente para a esquerda. Começa-se por condensar a camada do OVNI e a respectiva camada de ajustes numa só: assim facilitamos o processo a seguir. Para fazer isto, seleccionam-se as duas camadas (Mantém-se a tecla Ctrl pressionada enquanto se carrega nas duas). De seguida, ou usa-se o atalho Ctrl+G ou vai-se ao menu Layer > Group Layer:


Agora, duplica-se o grupo de camadas "OVNI". Carrega-se com o botão direito do rato no grupo e selecciona-se "Duplicate Group...":


Agora temos dois OVNIs sobrepostos. Para criar a ilusão de movimento, arrasta-se a nova camada ligeiramente para baixo e para a esquerda, com a ferramenta Move:


Este processo de animação designa-se por stop-motion, e consiste em criar uma sequência frame a frame. Os GIFs têm como base esta técnica. Repete-se este processo as vezes que se quiserem: mais frames dão origem a um movimento mais fluído, mas dão mais trabalho e ocupam mais espaço no ficheiro final. No final, a imagem deve-se parecer com isto:


Passo 6-
 Temos agora um OVNI a descer em direcção a uma floresta. E que tal acrescentar-se uma explosão quando o OVNI colide com a árvore? Na pasta anexa, encontra-se uma animação de uma explosão, que vamos importar para o Photoshop. Em File > Open, seleccionamos o ficheiro "Explosão.gif". 


Quando o Photoshop abre uma imagem GIF animada, coloca automaticamente cada um dos seus frames numa camada em separado, o que vai ser extremamente útil mais tarde. Esta característica também possibilita a edição de animações GIF já compiladas.


Neste ficheiro, as camadas não estão na mesma ordem da sequência: para efeitos de organização, arrastam-se as camadas de 1 a 7 e põem-se no topo da lista de camadas.

Nota: Pode ser conveniente agruparem-se todas as camadas num grupo, através do processo descrito no Passo 5

Agora vamos inserir a animação na imagem. Carregando-se com o botão direito do rato no separador da imagem da explosão, selecciona-se "Move to New Window". Assim podemos gerir as duas imagens na mesma janela:


Com a janela da explosão seleccionada, arrasta-se o seu grupo de camadas para a imagem de fundo. De início, a explosão aparece fora de sítio, o que se pode corrigir com a ferramenta Move.


Com tudo no seu sítio, podemos começar a animar.

Passo 7- Volta-se a abrir a janela Timeline:


Nesta janela, existe um único botão ao centro, que se selecciona. Neste caso, estava escolhida a opção "Create Frame Animation". Se não for o caso, pode-se mudar para este modo no botão ao lado.


Tem-se agora a janela Timeline aberta. O pequeno quadrado de imagem corresponde ao primeiro frame da animação, que terá tantos frames quanto se quiser. Criam-se frames carregando no botão indicado:


Esta é a parte trabalhosa: tem-se de definir, para cada frame que se criar, as camadas que são visíveis. Para o primeiro, apenas uma camada será visível para além do fundo: a camada relativa à primeira posição da nave ("OVNI"). Para o frame seguinte, marca-se "OVNI" como invisível, e "OVNI copy" como visível; e assim sucessivamente. Em cada frame, a nave está numa "posição" diferente o que, passado algum tempo, cria a ilusão de movimento.

Passo 8- No frame em que a nave toca a copa da árvore, começa-se a animar a explosão. Para isso, expande-se o grupo de camadas "Explosão", e marca-se coom visível a primeira camada da sequência (neste caso, a camada 9).


Repete-se o passo 7 neste grupo, até que todos os frames da explosão tenham sido usados.

Nota: A certo ponto da explosão, deve-se marcar como invisível a última camada da nave espacial, que terá sido "destruída"

Passo 9- Nesta altura temos a animação praticamente concluída. Podem-se ajustar vários parâmetros na barra de ferramentas da janela Timeline, como o atraso entre frames ou o efeito de desvanecimento nas transições entre frames. Como este GIF caracteriza o movimento de um objecto, nenhuma dessas opções será usada. Pode-se, porém, visualizar a animação, carregando no botão "Play":

Nota: A velocidade da transição entre frames é ligeiramente mais lenta na pré-visualização do que no produto final.


Passo 10-
 Para finalizar o trabalho, temos de guardar a imagem no formato .gif. Isto faz-se no menu File > Save for Web...:


Este é o menu que aparece. O único parâmetro que vamos alterar é a resolução da imagem: animações GIF ocupam muito espaço, e resoluções elevadas tornam o carregamento da imagem lento. Reduz-se, portanto, a resolução para metade:


Depois de se clicar em "Save" e de se ter escolhido o destino da imagem, o tutorial está completo.

E este é o resultado final:


Subpáginas (1) Teclas de Atalho
Comments