12.6 - 14. Mafalda Baptista

A#Tutorial Visual.

Neste Tutorial iremos aprender a como pintar e retocar imagens no Photoshop.

Primeiro, faça o download das imagens necessárias para este tutorial (lesson 6):

Segundo, abra a aplicação Photoshop CS6 (de preferência escolha a língua inglesa).

Comecemos então, por aprender a utilizar os Brush Presets.

1-Clique em File < Open, ou então utilize o atalho ctrl+O, e navegue até à pasta ps06lessons (de que fez o download) e abra o ficheiro ps0602.psd. Esta será a imagem que aparecerá:


2- Selecione a Brush Tool (1), depois clique no botão Toggle the Brush na barra de opções (2), de seguida selecione o Brush presets e clique no Round Curve Low Bristle Percent (3).
(1)           (2)  (3)
3-Programe o tamanho da Brush para aproximadamente 205px.

4-Posicione o seu cursor sobre a imagem e carregue na tecla Alt (para Windows) ou Option (para Mac OS) e retire uma amostra da cor da pele da senhora (de preferência uma área à sombra).
De seguida, mude o modo (mode) na barra de opções de Normal para Multiply.
5-Agora pode começar a pintar sobre a senhora, e se não gostar do resultado, pode simplesmente clicar em Ctrl+Z (Windows) ou Command+Z (Mac OS). A imagem deverá se parecer com a seguinte:
 
6-Escolha a Round Fan Stiff Thin Bristles no Brush Preset, e certifique-se de que o tamanho continua perto dos 205px.

7-Clique na tecla D para voltarmos às cores originais, Branco e Preto. E, na barra de opções, mude o modo para Normal.

8-Clique e largue o seu cursor em qualquer ponto da imagem, faça isso algumas vezes. Pode mudar o tamanho da Brush clicando no botão direito do rato e deslizando a barra até atingir o tamanho desejado ou escreva diretamente o tamanho pretendido.

9-Agora selecione o Enable airbrush-style build-up effects, que se encontra na barra de opções, e mude o Flow para 50%.
10-Usando a mesma Brush, clique e segure na imagem para notar que a tinta se vai espalhando à medida que vai segurando. A imagem deverá ser similar à seguinte:
11-Experimente este processo com vários Flows e tamanhos para ver que tipo de efeitos se podem criar.
Quando acabar, volte a mudar o Flow para 100%.

12-Agora, iremos criar uma "moldura" usando as Bristle Brushes.
Selecione a Round Blunt Medium Stiff bristle no Brush Preset.

13-Escolha uma cor a seu gosto para fazer a moldura. Eu, neste exemplo, utilizei o Preto.
Clique no canto superior esquerdo da imagem, de seguida segure a tecla Shift e clique no canto inferior esquerdo da imagem. Assim terá o primeiro "torso" da sua moldura. Repita o mesmo processo para criar os restantes três torsos da moldura. Quando acabar, a sua imagem estará parecida com esta:
Agora vamos aprender a aplicar cor  (realisticamente) a uma imagem a preto e branco.

1-Selecione File<Open ou Ctrl+O e navegue até à pasta ps06lessons, de seguida abra o ficheiro ps0603.psd. A imagem de um menino a preto e branco irá aparecer.
2-Clique duas vezes na ferramenta do Zoom para ver a imagem a 100%. Poderá ter que mudar o tamanho da janela para conseguir ver a imagem inteira.
3-Selecione Image<Mode<RGB Color. A imagem não se vai alterar, mas para colorir a uma imagem a preto e branco, precisamos de estar a trabalhar com um modo que suporte os color channels.

4-Agora certifique-se de que vê o painel de cores à sua direita, se não, clique em  Window<Swatches.

5-Selecione a Brush Tool e clique no botão direito do rato (Windows) ou Ctrl+click (Mac OS) no canvas para abrir o Brush Preset.
6-Selecione a Soft Round brush (1) e programe o seu tamanho para 25px e a sua dureza para 5% (2). De seguida pressione a tecla Enter (Windows) ou Return (Mac OS).
(1)       (2)
7-Utilize a barra de opacidade, que se encontra na barra de opções, e programe a opacidade para 50%.

8-Posicione o seu cursor sobre uma cor castanha (a seu gosto) no painel de cores, e clique para a selecionar. Neste exemplo é utilizada a cor Dark Warm Brown.

9-Na barra de opções clique em Mode<Color. Aqui é onde selecionamos vários modos de "mistura" para as nossas ferramentas de pintura.
10-Comece, então, a pintar o cabelo do rapaz. Repare que a opacidade da cor varia com a tonalidade da área pintada. Isto acontece porque estamos a utilizar o modo Color que retém a informação da imagem a preto e branco. Onde a imagem é mais clara, a aplicação da cor será mais clara, e onde a imagem é mais escura a aplicação da cor também será mais escura.

11-Agora, selecione File<Open (Ctrl+O), navegue até à pasta ps06lessons e abra o ficheiro ps0604.psd.

12-Selecione Window<Arranges< 2-up Vertical para vermos ambas as imagens ao mesmo tempo.

13-Selecione o Eyedropper tool e posicione-a sobre a cara do rapaz (na imagem colorida). Clique na sua bochecha esquerda e a cor será selecionada como cor de fundo no painel de ferramentas.

14-Selecione a Brush tool e, usando a barra de opções, certifique-se de que "Color" é o modo escolhido, e de que a opacidade está a 15%.

15-Posicione o seu cursor sobre a imagem a preto e branco, e clique no botão direito do rato para mudar o tamanho da Brush para aproximadamente 150px.

16-Clique no separador que contém o ficheiro ps0603.psd e, com a Brush selecionada, pinte a cara do rapaz com a cor de que tiramos uma amostra à bocado (com o eyedropper tool). Pinte sem largar o botão do rato para que a imagem fique com um melhor equilíbrio de cor.

17-Ainda com a Brush selecionada, carregue e segure a tecla Alt (Windows) ou Option (Mac OS) e retire uma amostra da cor azul que se encontra na T-shirt do rapaz na imagem colorida.

18-Clique no botão direito do rato (com o cursor sobre a imagem) e mude o tamanho da Brush para 60px.

19-Carregue na tecla 5 para indicar ao Photoshop que queremos uma opacidade de 50%.

20-Pinte os olhos do rapaz (na imagem a preto e branco). Depois de efetuar estes passos a sua imagem deverá estar assim: 

Agora, aprenderemos a retocar imagens.

1-Selecione File<Open (Ctrl+O), navegue até à pasta ps06lessons e abra o ficheiro ps0605.psd.

2-Começemos por reparar as marcas de dobras no canto superior direito da imagem.

3-Selecione a Zoom tool e, se não está selecionado, selecione o Resize Windows to Fit, que se encontra na barra de opções. Ao selecionar, a janela adapta-se automaticamente quando faz Zoom.

4-Com a Zoom tool selecionada, clique cerca de três vezes no canto superior direito da imagem. Aí pode ver as marcas que vamos reparar.

5-Selecione a Clone Stamp tool, na barra de ferramentas.

6- Clique no botão direito do rato (Windows) ou ctrl+click (Mac OS) sobre a imagem para abrir o Brush preset. Selecione o Soft Round brush e mude o tamanho para 13px. De seguida carregue na tecla Enter (Windows) ou Return (Mac OS).

7-Posicione o seu cursor à esquerda da dobra, aproximadamente no centro da dobra. Carregue em Alt (Windows) ou Option (Mac OS) e clique para definir essa área como a fonte.

8-Posicione a Clone Stamp tool sobre a linha da dobra e clique e largue o botão esquerdo do rato. À medida que vai pintando verá uma cruz (na imagem) representando a área de amostra. Pode carregar em Alt/Option+click nas áreas fora da linha de dobra para encontrar uma melhor fonte, para esconder melhor as dobras. Depois de as esconder a imagem (no canto superior direito) deverá ficar algo assim:

Nota: Se não gostar do resultado obtido com o Clone Stamp tool, poderá clicar no History Panel (painel de História) e retroceder até ao passo desejado, melhorando o seu trabalho. Pode saltar passo a passo ou então, pode logo saltar até um passo especifico.
9-Agora, selecione View< Fit on Screen ou então utilize o atalho Ctrl+0. Isto fará com que a imagem seja completamente visível.

10-Selecione a Zoom tool e faça zoom no canto inferior direito. O zoom deve conter a marca da dobra.

11-Selecione a Spot Healing tool e, de seguida, clique e largue repetidamente no rato sobre as marcas da dobra contidas no canto inferior direito. Esta ferramenta inicialmente cria uma sombra preta, mas ao largares, a sombra desaparece, tal como a dobra, logo não é motivo de preocupação.
12-Utilizando a Spot Healing tool repare as marcas de dobra e, se for necessário, utilize o History panel para refazer passos.

13-Selecione a Zoom tool e faça zoom à parte de baixo do vestido da rapariga. Coloque o seu cursor sobre a Spot Healing tool e clique no botão direito do rato para selecionar a Healing Brush, que se encontra diretamente por baixo da Spot Healing tool.

14-Posicione o seu cursor numa área perto, mas não sobre, a marca da dobra na saia. Assim está a selecionar esta área como a sua fonte. Carregue em Alt (Windows) ou Option+click (Mac OS) e clique para definir a fonte para a Healing Brush tool.

15-Agora, pinte sobre a marca que está mais perto da fonte que definiu.

16-Repita o processo Alt/Option+Click para definir mais fontes apropriadas ao longo do vestido, e pinte sobre as marcas de dobra usando a Healing Brush tool.

17-Selecione View<Fit on Screen ou utilize o atalho Ctrl+0 (Windows) ou Command+0 (Mac OS).

18-Selecione a Zoom tool e faça zoom no canto superior esquerdo da imagem.

19-Clique no botão direito do rato sobre a Healing Brush tool e, desta vez, selecione a Patch tool.
20-Clique e "desenhe" uma seção numa área com defeitos (no canto superior esquerdo).Depois, clique e arraste essa seção para uma área com menos defeitos, para utilizarmos essa área como fonte.
Continue com este processo até ter eliminados a maioria das marcas deixadas pelo pó.

21-Selecione View<Fit on Screen (Ctrl+0).

22-Selecione Window<Clone Source para abrir o Clone Source panel. E faça zoom no canto superior esquerdo.

23-Selecione o Clone Stamp tool e verifique, na barra de opções, que está a trabalhar no modo Normal e que a opacidade está a 100%. Defina também o tamanho do Clone tool para 80px.

24-Clique no primeiro Clone Source ícone (no Clone Source panel) e posicione o seu cursor sobre o canto superior esquerdo da imagem. Carregue em Alt (Windows) ou Option (Mac OS) e clique para definir este canto como a fonte que vamos clonar.
25-Coloque, agora, o seu cursor sobre o canto superior direito e selecione o Show Overlay (no Clone Source panel). E aparecerá uma espécie de imagem fantasma do canto que clonámos.

26-Agora escreva 90 no campo de texto "Rotate" (no Clone Source panel) e o canto que clonámos sofre uma rotação de 90º, para que possa ser usado como um novo canto na parte superior direita da imagem.

27-Verifique que o tamanho da Brush é aproximadamente do tamanho da largura das bordas da imagem.

28-Agora, alinhe o canto clonado às bordas da imagem e clique no rato, criando um canto.

29-Selecione File<Open (ctrl+O), navegue até à pasta ps06lessons e abra o ficheiro ps0606.psd. A imagem de uma barda decorativa aparece.

30-Se o Clone Source panel não está visível, selecioneWindow<Clone Source e certifique-se de que o Show Overlay não está selecionado.

31-Selecione o Clone Stamp tool e clique no segundo Clone Stamp ícone, que se encontra no Clone Source panel.
32-Posicione o seu cursor sobre o canto superior esquerdo da borda decorativa e carregue em Alt (Windows) ou Option (Mac OS) para definir esta área como o seu segundo clone.

33-Selecione o terceiro Clone Stamp ícone e coloque o seu cursor sobre o canto superior direito da borda decorativa, carregue em Alt ou Option para definir esta área como o seu terceiro clone.

34-Selecione View<Fit on Screem (Ctrl+0).

35-Para parecer que o clone da borda decorativa é antigo, vamos selecionar o modo "Luminosity" e definir uma opacidade de 50%, na barra de opções.

36-Selecione o segundo Clone Source ícone e selecione também o Show Overlay no Clone Souce panel.

37-Posicione o seu cursor sobre a imagem do ficheiro ps0605.psd e quando tiver a "previsão" do seu segundo clone no canto superior esquerdo, pode começar a pintar.

38-Agora, coloque o seu cursor sobre o canto superior direito da imagem e selecione o terceiro Clone Source ícone. Quando tiver a "previsão" do seu terceiro clone no canto superior direito da imagem, pode começar a pintar. Acabando assim a nossa lição.
Comments