12.6 - 17. Maria Barreira


Tutorial Mixer Brush Tool (Ferramenta de Pincel de Mistura)

                        Link para as imagens: https://drive.google.com/drive/folders/0ByxVr-4TKKs8X2NKYnhQRi1PU2s

Este tutorial tem com objetivo mostrar as potencialidades da Mixer Brush Tool que permite, sobre uma imagem base, adicionar, diluir e misturar tinta como se fosse uma pintura à mão.

PARTE A - Imagens de Fundo Branco

Passo 1 - Preparar imagem:
    Escolher uma imagem base para trabalhar clicando em Open (Abrir) (na barra de menus Photoshop). Selecionar o Mixer Brush Tool (Ferramenta de Pincel de Mistura), que está inserido na ferramenta Brush (Pincel) (clicar no botão direito do rato em cima da ferramenta).

Figura A - Imagem Escolhida


Figura B - Seleção de Mixer Brush Tool (Ferramenta de Pincel de Mistura)

Passo 2 - Selecionar Brush :
    Selecionar Brush em Window (janela) na barra de menus, no topo da janela do Photoshop, para abrir o painel Brush (Pincel). De seguida selecionar um pincel do painel, por exemplo o primeiro (30 px).


Figura C - Window (Janela) > Brush (Pincel)


Figura D - Painel Brush (Pincel)

Passo 3 - Dry:
    Na barra de opções, escolher Dry no menu pop-up Blending Brush Combinations (Combinações de Pincel de Mistura)Com a pré-definição Dry (Seco), é impossível misturar cores, visto que as cores utilizadas ficam opacas.


Figura E - Seleção de Dry

    Escolher a primeira bisnaga de cor e começar a pintar na imagem. À medida que se vai pintando sem largar o rato, a cor vai-se esbatendo.


Figura F - Pintar com pré-definição Dry (Seco)

Passo 4 - Round Fan Wet:
    Escolher agora a segunda bisnaga e selecionar no painel Brush (Pincel) o pincel Round Fan (Leque Redondo). Selecionar também Wet (Molhado) nas pré-definições do menu pop-up da barra de opções para mostrar outro tipo de pincel.


Figura G - Seleção do pincel Round Fan (Leque Redondo) no painel Brush (Pincel)



Figura H - Seleção de Wet (Molhado)

    Pintar e reparar que a cor, neste caso, se mistura com o branco da imagem-base.


Figura I - Pintar com pré-definição Wet (Molhado)

Passo 5 - Dry e trabalhar com Bristles:
    Mudar a pré-definição para Dry (Seco) e de seguida diminuir o número de Bristles (cerdas do pincel) para 40% e constatar a mudança de textura do traço.

    
                             
Figura J - Mudança de bristles no painel Brush       



Figura K - Pintar com bristles a 40%

Passo 6 - Flat Point Very Wet:
    Escolher a terceira bisnaga e selecionar no painel Brush (Pincel) o pincel Flat Point (Ponta Plana)Selecionar também Very Wet (Muito Molhado) nas pré-definições do menu pop-up da barra de opções.


Figura L - Seleção do pincel Flat Point no painel Brush (Pincel)



Figura M - Seleção de Very Wet (Muito Molhado)


Figura N - Pintar com pré-definição Very Wet (Muito Molhado)

Passo 7 - Erodible Point e Dry Heavy Load:
    Selecionar no painel Brush o "lápis" Erodible Point (Ponta Erosível), por exemplo, de 9 px e com softness (suavidade) 100%. O conceito de ponta erosível no Photoshop pretende simular o que fisicamente acontece quando pintamos com lápis ou pastel.                 Selecionar de seguida Dry, Heavy Load (Seco, Carga Pesada) no menu pop-up da barra de opções.


Figura O - Seleção de Erodible Point (Ponta Erosível) no painel Brush (Pincel)


Figura P - Seleção de Dry Heavy Load


Figura Q - Pintar com Erodible Point (Ponta Erosível)

PARTE B - Imagem com fundo

Passo 1 - Preparar Imagem:
    Até agora utilizou-se uma imagem base com fundo branco. Agora, vamos escolher uma imagem em que se possa experimentar mais misturas de cores e outras opções desta ferramenta. 
    Sugiro uma fotografia de uma paisagem. Selecionar Wet (Molhado) no menu pop-up da barra de opções para misturar a cor selecionada com as do Background (fundo - imagem base).


Figura R - Imagem escolhida e seleção de Wet (Molhado)

Passo 2 - Novo Pincel:
    Criar um novo Brush Preset (Predefinição de Pincel), selecionando as seguintes definições no painel Brush (Pincel)Size (Tamanho) - 36 px ; Shape (Forma) Round Fan (Leque Redondo)Bristles (Cerdas) - 35% ; Length (Comprimento)- 32% ; Thickness (Grossura) - 2% ; Stiffness (Rigidez) - 75% ; Angle (Ângulo) - 0% ; Spacing (Espaçamento) - 2%.
    De seguida guardar o novo pincel no canto inferior direito da janela Brush (Pincel), em Create New Brush (Criar Novo Pincel) e escolher um nome a gosto. Abrir o painel Brush Presets e selecionar o novo pincel criado, que é o último da lista.


Figura S - Definições do pincel no painel Brush (Pincel)


Figura T - Seleção do painel Brush Presets (Predefinições de Pincel) e do novo preset

    Para concluir, apresentam-se alguns passos que permitem alterar a imagem escolhida, de modo a que se assemelhe a uma pintura à mão. Ao mudar entre as áreas da imagem, ou seja, entre as paletas de cor, deve-se desativar a opção Clean Brush After Every Stroke (Limpar Pincel após cada Pincelada) na barra de opções, que faz com que após cada "pincelada" o pincel fique limpo.Assim, ao alternar entre o céu azul e o campo verde as cores não se contaminam umas às outras.



Figura U - Desativar Clean Brush After Every Stroke (Limpar Pincel após cada Pincelada)

Passo 3 - Pintura:
    Para concluir, apresentam-se alguns passos que permitem alterar a imagem escolhida, de modo a que se assemelhe a uma pintura à mão.
 
    Com o novo pincel criado e escolhendo Very Wet (Muito Molhado), pintar o céu misturando as suas cores.


Figura V - Pintura do céu da imagem

Pintar desta vez a relva, com as mesmas seleções, verificando a mistura de cores que ocorre, desativando a opção Clean Brush After Every Stroke (Limpar Pincel após cada Pincelada).



Figura W - Pintura da relva da imagem

Pintar também a árvore, selecionando a cor verde, pincel do tipo arredondado, mais difuso (à escolha) e Dry (Seco) no menu. Fazer o mesmo para o tronco.



Figura X - Pintura da Árvore com cor verde


Resultado Final: