12.6 - 12. Gonçalo Lory Costa



Passo 1:
Para iniciar este trabalho, abra os documentos que pretende utilizar,do seu computador. Para isso escolha a opção file > open (ou ctrl+O) > abra a(s) fotografia(s) que pretende.
 


Passo 2:
Depois de ter já as imagens inseridas, tem de ter a certeza que as camadas, termo Layers,estão visíveis para conseguir trabalhar corretamente com elas. Para isso, escolha Window > Layers e se não tiver com um ,coloque-o.


Passo 3: 
Em cada imagem, pode ver a quantidade de pixeis existentes e a resolução de imagem. Para isso basta clicar por cima da área a vermelho na respectiva imagem em baixo. 

Passo 4:
Para conhecer o tamanho da imagem inicial que vai fazer de fundo, escolha a opção Image > Imagem Size e através do tamanho da imagem, faça o mesmo para as restastes. 


Passo 5:
Através do tamanho da primeira imagem, como vai querer introduzir as outras duas imagens nesta, a variação de tamanhos vai ter de mudar. Logo, através do quadro anterior faça o mesmo processo Image > Image Size para ver o tamanho das outras restantes imagens.

Passo 6:
De acordo com os tamanhos das 3 imagens, como quer por a primeira como fundo, as outras duas vão ter de ser alteradas em termos de tamanho, escolhe a opção Image > Image Size, escolhe o tamanho onde diz Width e clique em OK.




Passo 7:
O passo seguinte é seleccionar as imagens que quer introduzir na imagem central, ou seja, o fundo. Mas como neste tutorial não quer utilizar a imagem completa, se quiser usar a imagem completa escolha Select > All, apenas seleccione uma parte das duas ultimas imagens. 

Passo 8:
Depois da imagem estar seleccionada, vai arrastá-la para a imagem principal. Para isso escolha Edit > Copy ou Ctrl+C e faça o mesmo nas duas ultimas imagens
Passo 9:
Ao ter a opção Copy já seleccionada, retorne á primeira imagem e escolha Edit > Paste ou Ctrl+V . Não se esqueça que tem de fazer Copy na segunda imagem, voltar á primeira e fazer Paste. Depois volta á terceira imagem e faz o mesmo processo.
 
OU
 Em vez de fazer Copy, Paste clique na imagem de fundo, deixe estar a segunda imagem que copiou e colou e vá até á terceira imagem, escolha Window > Arrange > 2-up Vertical e vão aparecer 2 janelas. Depois selecciona a imagem (ver 1ª imagem do passo 6) e arrasta para a imagem de fundo onde já está inserida a segunda imagem. 



Passo 10:
Para voltar ás janelas normais escolha Window > Arrange > Consolidate All to Tabs.

Alterar o tamanho da imagem que introduziu na imagem de fundo

Passo 11:
Antes de tudo, tem de conferir se o painel das Layers está activo, para isso escolha Window > Layers e ponha um só se este não estiver activo. 


Passo 12:
A seguir, pretende mudar o nome das Layers. E para isso, clique duas vezes onde diz Layer 2 e Layer 1 e altere para o nome verdadeiro da imagem, neste tutorial, a Layer 2 passa a chama-se Árvore e a Layer 1 a chamar-se Cão. 
 
Passo 13:
Depois de mudar os nomes das Layers, selecione a Layer 2, neste caso a "Árvore" e escolha Edit > Free Transform ou Ctrl+0 e a imagem fica selecionada. 

 

Passo 14:
Para aumentar ou diminuir a imagem, basta clicar nos cantos superiores ou inferiores da imagem e aumentá-la ou diminui-la ou pode clicar em ALT+Shift e ao mesmo tempo clicar nos cantos para aumentar ou diminuir.


Passo 15:
Depois de ter aumentado, como neste tutorial, ou diminuído, vai fazer o mesmo processo para a Layer 1, ou neste caso, "Cão". Vai selecionar essa Layer, escolher Edit > Free Transform, vai arrastá-la para o sitio que quer e diminui-la ou aumentá-la nos cantos da imagem. 

Passo 16:
Selecione a Layer 2, ou neste caso, "Árvore". Depois escolha a opção Magic Eraser Tool. 

Passo 17:
Clique uma vez, já com a borracha selecionada, no fundo da sua imagem que esta selecionada. No caso deste tutorial, quer apenas selecionar o fundo da imagem da árvore.


Passo 18:
Como não removeu tudo á primeira, continue a clicar sobre o fundo da imagem, mas cuidado com as partes que não devem ser apagadas. Se tiver dificuldade em apagar partes que estão demasiado juntas da imagem central não há problema, veja o que fazer no seguinte passo. 


Passo 19:
Se não conseguiu remover o fundo todo, escolha a mesma opção da borracha mas em vez de escolher Magic Eraser Tool, escolhe Eraser Tool e com cuidado vai apagando o restante.



Passo 20:
Vai fazer o mesmo processo com a Layer 1, ou neste caso, "Cão".


Passo 21:
Para mover as Layers para cima e para baixo basta clicar nelas e arrastá-las, como irei exemplificar na imagem em baixo.

 

Passo 22:
Já tem as imagens incorporadas na imagem de fundo, mas será que estão completamente livres do fundo anterior que estas imagens tinham? Não, ainda resta algum "lixo" e para o tirar escolha a ferramenta do zoom, selecione a Layer "Árvore" e aumente a imagem até um certo ponto. 


Passo 23:
Depois do Zoom, escolha Layer > Matting > Defringe para retirar o "lixo á volta da imagem". Quando esse lixo sair, vai reparar que o resto de fundo da imagem desaparece.


Passo 24:
Faça o mesmo processo do passo 22, mas selecione a Layer "Cão". 
Passo 25:
Para ver a diferença da imagem com "lixo" á volta e depois sem "lixo" clique em Ctrl+Z.

Passo 26:
Para adicionar texto na imagem, clique na ferramenta T e repare que no painel das Layer aparece a Layer do texto.
Passo 27:
Na barra de Opções escolha o tipo de letra Myriad Pro, mas se não possuir este tipo de letra, escolha outro ao seu gosto. Neste tutorial utilizei o tipo de letra Papyrus e escolha o tamanho 72 da letra.


Passo 28:
De seguida, escolha a cor da letra que quer utilizar na sua imagem clicando no quadrado em baixo assinalado na imagem.


Passo 29:
Depois de clicar no quadrado selecionado na imagem acima, vai aparecer um quadro onde irá escolher a cor que pretende, neste tutorial irei escolher branco e de seguida clique em OK. 

Passo 30:
Selecione a zona da imagem onde quer introduzir o texto.


Passo 31:
Insira o texto que pretende na imagem. 


Passo 32:
Depois de escrever o texto vai querer contorná-lo com outra cor para não ser apenas uma cor neutra, logo irá contornar com verde escuro devido ao tema da natureza. Para isso arraste o painel das Layers e repare que no final do quadro há um sinal que diz fx, clique aí.


Passo 33:
Ao clicar no fx, aparece um quadro e nesse quadro escolha a opção Stroke. 


Passo 34:
Depois de escolher a opção Stroke, aparece um quadro. Nesse quadro clique em Color.


Passo 35:
Onde aparece o quadro das cores, escolha a que mais lhe agrada. Neste tutorial a cor que irá contornar o texto é verde escuro. Depois de escolher a cor, basta clicar em OK.


Passo 36:
E já está pronta a sua imagem.


Passo 37:
Depois de finalizar o trabalho vai precisar de guardar. Para isso escolha File > Save As.

Passo 38:
Guarde a imagem com o nome de ficheiro do título da sua imagem. Neste tutorial irá utilizar o nome Nature e no Format escolha a opção JPEG e clique em Guardar.


Passo 39:
Depois de guardar aparece um quadro e vai escolher a opção Maximum ao lado da opção Quality e clique em OK. 


Passo 40:
E assim fica concluído este tutorial.
Comments