Programação Informática

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GAS: Trigger de reação

Publicado a 20/01/2020, 05:22 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 20/01/2020, 05:23 ]



Ver exemplo no Editor de Scripts da seguinte folha de calculo:

Acinadores de Reação ‎(Triggers)‎


* Porquê Programar? (HappyCode, PT/BR)

Publicado a 15/01/2020, 05:55 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 16/01/2020, 00:16 ]








GAS: Google Apps Script no Github

Publicado a 12/01/2020, 15:05 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 12/01/2020, 15:05 ]

GAS: Curso online gratuito (EN)

Publicado a 11/01/2020, 09:50 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 11/01/2020, 09:59 ]


Curso online gratuito:
(Necessita de um login gratuito)




Materiais para o Curso (remoto):

Materiais para o Curso (local):






GAS: Introdução (Video 35 min. Youtube, EN)

Publicado a 11/01/2020, 09:20 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 11/01/2020, 09:22 ]



Índice:
  • Part1: Variables 1:41
  • Part2: Strings 5:20
  • Part3: Numbers 8:39
  • Part4: functions 10:50
  • Part5: Arrays 17:20
  • Conclusion: Where to go next? 24:30


GAS: Cursos Video (EN) e livro PDF (2014)

Publicado a 11/01/2020, 09:13 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 11/01/2020, 09:18 ]

As seguintes pastas são reservadas ao domínio

‎(Lynda)‎ Up and Running with Google Apps Script ‎ ‎(Video)‎




‎‎‎(Udemy)‎‎‎ Google Apps Google Script - Content System Web App Project ‎‎‎(Video)‎‎‎




Livro (2014):

PDF: Google Apps Script



GAS 0: Exemplo com apenas 4 linhas de código

Publicado a 10/01/2020, 09:38 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 10/01/2020, 10:06 ]


Exemplo prático com GAS: aceder ao G. Slides, Maps e Gmail em apenas 4 linhas de código!


O código:
/** @OnlyCurrentDoc */
function sendMap() {
  var sheet = SpreadsheetApp.getActiveSheet();
  var address = sheet.getRange('A1').getValue();
  var map = Maps.newStaticMap().addMarker(address);
  GmailApp.sendEmail('friend@example.com', 'Map', 'See below.', {attachments:[map]});
}


O código explicado:
  1. This is a normal JavaScript function declaration for sendMap().
function sendMap() {
  1. The first line of code calls the Spreadsheet Service accessible from Apps Script via the SpreadsheetApp object. The returned sheet is assigned to a variable of the same name. The getActiveSheet() method does exactly what it says it does—it returns a "handle" to the current sheet that is active in the user interface (UI).
  var sheet = SpreadsheetApp.getActiveSheet();
  1. With the sheet object, reference the cell range (of a single cell) in A1 notation with getRange(). A "range" is a group of cells, including just a single one like ours... cell A1, the one we entered the address in. Now let's fetch what's inside that range of cells with the getValue() call, and assigned to the address variable upon return. Try adding more addresses and reading from different cells.
  var address = sheet.getRange('A1').getValue();
  1. The 3rd line of code connects to the Google Maps Service via the Maps object. As soon as we have access to the Maps Service, we request a new static map be created via newStaticMap(). You can then put a "pin" dropped on the address we pulled from the Sheet by using the addMarker() method.
  var map = Maps.newStaticMap().addMarker(address);
  1. The last line uses the Gmail Service (via the MailApp object), calling its sendEmail() method, to send the email which includes both the text "See below." and the map image as an attachment.
  GmailApp.sendEmail('friend@example.com', 'Map', 'See below.', {attachments:[map]});
}


Scratch em Portugal

Publicado a 11/12/2019, 00:15 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 11/12/2019, 00:18 ]

App Inventor: Machine Learning

Publicado a 28/11/2019, 01:21 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 28/11/2019, 01:22 ]

Machine Learning com o App Inventor

AI (Artificial Intelligence)


Enunciado

1. Acede ao site  code.appinventor.mit.edu e faz login com a tua conta @aebenfica.org

    Sugerimos manter o programa em Inglês, mas se preferires podes escolher Português no menu em cima do lado direito.

2.  Acede à página de tutoriais: appinventor.mit.edu/explore/ai2/tutorials 

        e escolhe um dos programas de exemplo ao teu gosto que que seja de nível Basic ou Intermediate, incluindo um dos seguintes:

            HELLO PURR, TALK TO ME ou TRANSLATE APP que surgem no ecrã de boas vindas.

3.  Cada aplicação explora um componente (sprite, video,  camera, clock timer, etc.)

Depois de  criares a aplicação que escolheste a partir do  exemplo, cria um texto que explica e resume as principais características desse componente.

4. Agora que estás familiarizado com o interface do App Inventor vamos criar uma App que vai fazer reconhecimento de objectos utilizando Inteligência Artificial ou AI!

Vamos abrir a seguinte página appinventor.mit.edu/explore/resources/ai/image-classification-look-extension 

ou seguir as seguintes ligações:

 5. Deves criar uma página no teu portefólio com o nome [Propostas de Trabalho \ PT LGW - AI] e colocar tudo o que pretendas que o professor avalie.


Apontamentos



Scratch: Iniciação

Publicado a 27/11/2019, 01:35 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 12/12/2019, 00:20 ]


Iniciação à programação em Scratch


1. Acede ao seguinte site scratch.mit.edu

A. Se ainda não tens conta deves clicar em "Aderir ao Scratch", para criar uma.

Só assim vais conseguir guardar os teus programas. (este passo só deve ser efectuado uma vez).

B. Se já tiveres conta deves clicar em "Entrar"


2. Elabora o seguinte projeto de iniciação:

Tutorial de exemplo:

Acede diretamente a scratch.mit.edu/projects/editor/?tip_bar=getStarted
Para isso deves utilizar a barra vertical do lado direito e o video de apoio.

3. Anima as letras do teu nome:

Ajuda:
Acede ao seguinte tutorial: 
scratch.mit.edu/projects/editor/?tutorial=name

Guarda o Projeto com o nome "PTnn: Nome animado"

Procedimento para partilhar o Projeto:
(se não fizeres este passo o professor não vai conseguir avaliar o teu trabalho):
  • Clica no botão Partilhar (Share) em cima a meio.
  • Clica no nome do Projeto e em baixo clica em "Copiar ligação"
  • Copia o código de baixo onde se lê "Copiar código para Incorporar" (vais colar no passo 4)

4. Coloca o teu programa incorporado na página "PTnn" que criaste no teu portefólio.

Procedimento
  • G. Sites Atual:
    • Copia o código iframe em Copiar ligação > Incorporar.
    • Cola na pagina do teu portefólio em Incorporar > Incorporar código: Colar

5. Envia um email para o fórum com o endereço da tua pagina "PTnn".

Procedimento:
"Como escrever no fórum da disciplina?" 



Fim do trabalho



Ver documentos sobre o Scratch:

Scratch


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