Javascript: Ler, interpretar e formatar código (Proposta de Trabalho)




Elabora os seguintes passos:


1. Preenche o formulário com as tuas escolhas A e B:
(Volta a editar o formulário se precisares de alterar a tua escolha)

A. Visita estes 33 exemplos de código JavaScript:
sites.aebenfica.org/apontamentos-tic/programacao/javascriptcodigos/exemplos3

B. Visita agora estes 42 jogos construídos em JavaScript:
sites.aebenfica.org/apontamentos-tic/programacao/javascriptcodigos/jogos

    Como 
    não
     são permitidas escolhas em duplicado, deves primeiro verificar as escolhas já efetuadas pelos teus colegas: 

2. Cria uma página, no teu portefóliocom o número da PT.


3. Elabora os seguintes passos (no teu portefólio) para cada um dos programas escolhidos A e B:


a. Formata (indenta) o código

O código deve estar devidamente indentado.
As  chavetas {  e  }  devem estar, sozinhas, em linhas separadas.

Ver boas práticas de indentação em:

b. Comenta o código 

Utiliza os seguintes símbolos:

Em HTML:

<!--   ..................  -->

Em Javascript:

// Comentário de uma só linha

/*
   Comentários com mais do que uma linha 
*/ 

Mais informação sobre comentários em sites.aebenfica.org/apontamentos-tic/programacao/comentarios

c. Executa o código 

Utiliza o seguinte mecanismo que permite executar o código online sem necessidade de o descarregar primeiro. 
Este mecanismo encontra-se detalhado na seguinte página:

Como criar a pasta e o caminho online para se abrir diretamente os ficheiros HTML?


Os próximos exemplos foram retirados da página  "HTML: A minha primeira página (inclui CSS)":
sites.aebenfica.org/apontamentos-tic/programacao/html

Clique nos seguintes ficheiros de exemplo para os executar (visualizar) no navegador:

d. Traduz o código (Localização) 

Aplica os dois tipos de tradução:

a. Traduzir as mensagens de saída do programa (localização do interface).
b. Traduzir o nome das variáveis e das funções (localização interna)

e. Afinal para que serve o programa?

a. Desenha o fluxograma e explica sumariamente o que faz o programa A.

b. Desenha o fluxograma e explica sumariamente o que faz o programa B.


Nota importante: Todas as repostas devem ser colocadas na página criada para o efeito no teu portefólio (ver passo 2).


+ Apontamentos

  • Fluxogramas e pseudo-código (apontamentos disponibilizados na Unidade 1 do Manual de AIB):
Aceder às seguintes páginas da Unidade 1sites.aebenfica.org/aib/apontamentos/manualaib (Reservado ao domínio)

Índice da Unidade 1

1. Introdução (pág. 8)

1.1. Linguagens naturais e linguagens formais
1.2. Algoritmos e pseudocódigo

2. Conceitos fundamentais (pág. 12)

2.1. Introdução
2.2. Dados e tipos de dados
2.3. Variáveis e constantes
2.4. Instrução de atribuição
2.5. Instruções de entrada e saida
2.6. Operadores e expressões

3. Teste e controlo de erros em algoritmia (pág. 20)

4. Estruturas de controlo (pág. 20)

4.1. Estrutura sequencial
4.2. Estrutura de decisão ou seleção
4.3. Estruturas de repetição ou ciclos


  • Mais sobre indentação e formatação de código:
  • Curiosidade: Sabias que se pode fazer o contrário, ou seja, tornar o código completamente ilegível?