* O que é programar? Principais elementos

Publicado a 22/01/2018, 09:33 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 28/03/2019, 12:34 ]
Programar é... resolver problemas.

Ou, como se pode ler na Wikipedia:

"Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador.
O programa é escrito numa dada linguagem de programação"



Os 5 principiais elementos de uma linguagem de programação:


No video tutorial (Capitulo 2: Core Javascript Syntax):

1. Variáveis (números, strings, booleanos, etc.):  Verde 3 Ver clip (6:21 min)
2. Condições (if):  Verde 4 Ver clip (5:44 min)
3. Operadores (+, -, * /, AND, OR, %, etc.):  Verde 5 Ver clip (13:28 min)
4. Ciclos (for / for in, while / do while, switch + break e continue):  Verde 7 Ver clip (8:01 min)
5. Funções (Nome_função(parâmetros de entrada)):  Verde 8 Ver clip (8:30 min)

No W3Schools:

1. Variáveis (números, strings, booleanos, etc.):

2. Condições (if):

3. Operadores (+, -, * /, AND, OR, %, etc.): 

4. Ciclos (for / for in, while / do while, switch + break e continue):

5. Funções (Nome_função(parâmetros de entrada)):



Utilizando a linguagem JavaScript como exemplo

Os 5 elementos surgem a negrito no Capitulo 2 do curso de Javascript 
(Reservado ao domínio)

Pasta  Verde  - Capitulo 2: Core Javascript Syntax

1. Estrutura geral (Structure): Ver clip (7:09 min)
2. Onde (Where):Ver clip (3:56 min)
3. Variáveis (Variables): Ver clip (6:21 min)
4. Condições (Conditional): Ver clip (5:44 min):


5. Operadores e Expressões (Operators): Ver clip (13:28 min)
6. A consola (Console): Ver clip (2:59 min)
7. Ciclos (Loops): Ver clip (8:01 min):



8. Funções (Functions): Ver clip (8:30 min)



No capitulo 3 são apresentados os seguintes conceitos onde destacamos os Objetos:

Pasta  Amarela  - Capitulo 3: Types and Objects

1. Matrizes (Arrays) (clip com erro). Utilizar em alternativa este outro curso: Pasta com o capitulo Arrays (visualize os 3 primeiros clips) (6:00)
2. Números (Numbers): Ver clip (6:13)
3. Cadeias de caracteres (Strings): Ver clip (7:39)
4. Datas (Dates): Ver clip (5:38)
5. Objetos (Objects) - math e date são exemplos de dois dos objetos mais populares: Ver clip (7:58)

No W3Schools: www.w3schools.com/js/js_objects.asp

Como passar de programação "linear" para Programação Orientada a Objetos (POO*)?
Apresentação das diferenças entre programação linear ("convencional/clássica") e Programação Orientada a Objetos (POO*)

* A sigla utilizada em inglês OOP (Object Oriented Programming) pode ser traduzida em Português por POO (Programação Orientada a Objetos).


Algumas notas sobre a linguagem Javascript (JS):

  • O JS é sensível à capitulação, ou seja, as variáveis Sinal e sinal são diferentes, porque os nomes são distintos.
  • Em JS, no final de cada declaração devemos inserir o carácter ;
  • O JS é muito tolerante aos erros de sintaxe. Por exemplo: se não inserir o ; no final de uma declaração o programa avança sem dar erro, embora seja uma má prática!
  • Em JS os caracteres // Indicam o inicio de um comentário.