12. Como criar uma composição tipo " Blade Runner" com vidros partidos e balas? ( João Rosa)

Publicado a 03/06/2014, 01:02 por Joao Rosa   [ atualizado a 08/02/2017, 04:32 por Luis Pitta -org- ]



Fig. 1  " Blade Runner"
1º Passo

Tal e qual como todos estes trabalhos do Photoshop devemos começar com o fundo.
Logo a seguir teríamos de incluir os veículos aéreos pois sem estes não iria existir a ação principal deste desenho.

 
Fig. 2 Aeronaves

Após os veículos estarem incluídos, temos de tratar da origem das balas.

Fig. 3 Aeronaves em ataque

2º Passo

Depois, como todos os desenhos e fotografias, a personagem principal necessita de estar incluída para o desenho ganhar vida.
O que seria desta imagem sem a personagem principal.

Fig. 4 Modelo

Apesar de ela nos cativar com a sua elegância, beleza e postura, necessita de algo mais, tal como uma cor que a distinga no meio de toda a imagem.

Fig. 5 Modelo 2.0

3º Passo

Agora, necessitamos de colocar os elementos necessários na imagem para esta ganhar vida. Esta é uma das partes mais importantes pois vai dar-nos a conhecer toda a ação. Como já devem estar a pensar, estou a falar dos vidros.
Com as balas a sair dos veículos maior parte dos vidros do edifício devem ficar completamente destruídos, então começaremos com os vidros do chão e das janelas.

Fig. 6 Chão e janelas estilhaçados

Já ganha um certo ambiente! Agora quanto aos vidros que irão saltar no chão e das janelas devido ao impacto das balas.

Fig. 7 Vidros em pleno movimento

A imagem já começa a ficar muito mais importante apenas com estes pormenores. Apesar destes vidros ainda faltam aqueles que irão dar-nos a entender a movimentação das balas e também da ação. Estes são os primeiros vidros a serem afectados pelo poder de fogo destes veículos aéreos.

Fig. 8 Primeiros vidros a serem afectados.
Já tem muito mais vida!

4º Passo

Agora precisamos de identificar o grande poder de fogo das aeronaves. Para além disso, pela estrutura da imagem, as balas precisam de estar em perspectiva com a imagem.

Fig. 9 Balas 

Agora precisamos de focar a cena principal.

Fig. 10 Focamento

5º Passo

A imagem já se encontra bastante atractiva ao olhar mas necessita de algo mais.
Este passo é dedicado aos pormenores finais que são bastante importantes para o trabalho final.

Temos de dar algo apelativo ao olhar e também mostre a interligação das balas e vidros no momento da ação.

Fig. 11 Triângulos

À primeira vista não se percebe o que poderá vir a fazer na imagem, mas assim que se escolhe a opção divide do blending mode transforma-se numa beleza.

Fig. 12 Triângulos balas-vidros

Parece que os vidros e as balas ganharam vida.
A seguir, como último pormenor mas não menos importante, um pequeno detalhe que também trará um certo ambiente à cena - luzes ópticas.

Fig. 12 luzes ópticas

Ao princípio não se entende lá muito bem qual o propósito desta luz óptica mas assim que se escolhe  a blending mode, screen, dá-se uma grnade transformação.
Fig. 13 Luzes ópticas finais

E assim acaba a nossa " Blade Runner" desviando-se de todas as balas.

Aqui está um tutorial de 5 passos que pode ajudar na conceptualização e na história de todas as ideias deste tutorial.


PSD