15. Como criar um ténis com salpicos? (Matilde Tito)

Publicado a 03/06/2014, 17:26 por Matilde Tito
Este tutorial utiliza técnicas simples para criar um "ténis com salpicos". Este tutorial requer uso abundante de copy/paste e também algumas imagens de base que adequam ao propósito. Todas as imagens utilizadas estão apresentadas em anexo.











Preview do resultado final







Passo nº 1


Crie um novo documento com 1289x1000 pixeís e preencha o fundo com a cor #adadad. Abra o "Metal Package 5" e abra o ficheiro “metal5_1181". Clique em Ctrl + A para selecionar o ficheiro e Ctrl + C para copiar.  Cole a imagem no documento recém-criado (Ctrl + V) e dessature-a (Ctrl + Shift + U). Reduza a opacidade da camada para 24% e mude o modo para Overlay.


Fig. 1 - Fundo do trabalho criado a partir de uma imagem fornecida.




Passo nº 2

Duplique a camada que acabou de criar e mude o seu modo para "Normal". Transforme esta nova camada com uma ferramenta a seu gosto para criar o chão (possivelmente redimensionando-a) e utilize a Eraser Tool ( E ) ou a Layer Mask crie uma transição perfeita entre o chão e o fundo. Se a textura parecer pouco clara ou desfocada, refine-a utilizando um Unsharp Mask Filter.


Fig. 2 - O chão cria-se redimensionando a nova camada, desproporcionalmente, o que dá um efeito de profundidade.




Passo nº 3

Crie uma nova camada (Ctrl + Alt + Shift + N) e reduza a opacidade para 11%. Com um pincel de pontas suaves (B) e cor negra, pinte os as margens o os cantos da camada, para realçar o chão. Crie uma outra camada e com um pincel de pontas suaves e com 700px de tamanho, desta vez tinta branca, crie um único foco no meio da imagem. O ténis será colocado em cima desse foco de luz e isso torná-lo-á o protagonista da cena.


Fig. 3 - O fundo ganha dimensão e o foco de luz criado destacará o sapato.




Passo nº 4

Abra o ficheiro "Shoe" e utilizando a sua ferramenta da seleção predileta (por exemplo o Lasso Tool) seleccione o ténis e cole-o no documento já criado, em cima do foco de luz.


Fig. 4 - O ténis foi recortado através do Lasso Tool e foi colocado por cima do foco de luz.




Passo nº 5

Abra o ficheiro "15" do "Paint Tossing Pack". Utilizado a ferramenta Magic Wand, clique no fundo para o selecionar e de pois inverta a selação (Ctrl + Shift + I) para selecionar apenas o salpico. Copie-o para o documento. Posicione o salpico como mostrado abaixo e utilize a Eraser Tool para o misturar com o sapato.




 

  Figs 5 e 6 - O resultado da incorporação do primeiro salpico e uma ampliação da zona de fusão entre o sapato e o salpico.




Passo nº 6

Adicione uma Gradient Map Ajustment Layer ( Layer > New Adjustment Layer > Gradient Map ) para fazer coincidir as cores do ténis com as cores do salpico. Deve clicar na opção "Use Previous Layer To Create Clipping Mask". Ao clicar no Gradient Editor, deve selecionar o ínicio do expectro e alterar a cor para #a48a70 e a última para #c8ad93.



Fig. 7 - O interface do Gradient Editor e os códigos das cores que devem ser alterados (a vermelho)



Crie também uma Curves Adjustment Layer (Layer > New Adjustment Layer > Curves) para escurecer o salpico. Modifique a curva de acordo com a imagem em baixo apresentada.



Fig. 8 - Curva a reproduzir para alcançar a tonalidade de cor desejada.




Passo nº 7

Repita o Passo nº 5, usando o ficheiro "9" do "Paint Tossing Pack". Cole-o e repita o Passo nº 6, criando Adjustment Layers com as seguintes configurações:


Fig. 9 - Configurações a definir aquando da repetição do Passo nº 6 - Gradient Map Adjustment Layer



Fig. 10 - Curva a criar aquando da criação da Curves Adjustment Layer



O salpico criado deve parecer semelhante ao mostrado abaixo.


Fig. 11 - O salpico já se funde com o ténis, mas em caso de dificuldade a Clone Stamp Tool (S) pode ser utilizada para misturar as cores mais uniformemente.



Passo nº 8

Repita as instruções do Passo nº 5 desta vez com o ficheiro "14" do "Paint Tossing Pack". Cole-o como mostrado abaixo.


Fig. 12 - Já com o terceiro salpico colado, e também já colorido.




Para obter a cor pretendida, deve repetir o Passo nº 6 utilizado as seguintes definições:


Fig. 13 - Códigos de cores a utilizar para obter o tom de cinzento pretendido para o terceiro salpico.




Passo nº 9

Selecione a camada do salpico e as duas Adjustment Layers recém adicionadas (clicando na primeira e Shift + Click na última) e carregue em Ctrl + G para criar um grupo. Duplique este grupo ( Layer > Duplicate Group) e coloque-o como mostrado abaixo, utilizando a Free Transform Tool (Ctrl + T). Adicione uma Layer Mask ao grupo criado.


Fig. 14 - O salpico original foi duplicado para criar o quarto salpico.




Passo nº 10

Repita as instruções do Passo nº 5 com o ficheiro "7" do "Paint Tossing Pack". Posicione o salpico como mostrado abaixo, e para atingir a cor desejada, siga as instruções que se seguem.




Fig. 15 - O último salpico foi adicionado.



Para obter a cor correta, as seguintes configurações devem ser definidas.


Fig. 16 - Códigos de cor a aplicar no último salpico.



Passo nº 11

Crie uma nova camada e mova-a para debaixo da camada onde colocou o ténis. Mude o seu modo para Multiply e com um pincel de pontas suaves com tinta preta crie sombra abaixo do sapato. Se for necessário para não ficar demasiado forte, diminua a opacidade da camada.



Fig. 17 - A sombra abaixo do ténis deve ficar suave, como aqui aplicada.




Passo nº 12

O penúltimo passo trata de aplicar camadas que funcionam como filtros e conferem mais dramatismo à imagem. 

Adicione uma nova Gradient Map Adjustment Layer e utilize as cores pré-definidas (preto e branco). Mude o seu moda para Overlay e reduza a opacidade desta camada para 74%. 
Para dar mais contraste, adicione um Black&White Adjustment Layer e mude o modo para Overlay, diminuindo também a opacidade para 50%. A imagem deve ficar com o seguinte aspeto:


Fig. 18 - Os efeitos aplicados dão mais contraste à imagem e destacam o trabalho realizado.





Passo nº 13

Por último, o autor do projeto pode assinar o seu trabalho adicionando texto (T).



Fig. 19 - Exemplo do texto que pode ser adicionado, tendo sida utilizada a fonte Impact.






Após de todos estes passos, o resultado final é então o seguinte:







Nota: A grande maioria dos printscreens apresentados foram pertencem ao tutorial feito por Matilde Tito, sendo apenas os referentes ao Gradient map e às Curves Adjustment Layers retirados do Tutorial original.


O tutorial original que inspirou este pode ser visualizado através do seguinte link:

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(80k)
Luis Pitta,
03/06/2014, 17:34
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Luis Pitta,
03/06/2014, 17:34
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Luis Pitta,
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