02. Como criar um texto em 3D dourado (Filipa Pina)






PASSO 1.

Comece por criar um novo documento com 1920x1200 pixel. 
Seleccione a ferramenta "Text tool", e escreva a sua frase.
Neste tutorial são utilizadas as fontes "Rockwell" e "Harlow Solid Italic"
Ajuste as letras ao seu gosto, e precione "Ctrl"+T" para posicionar a caixa de texto. 




PASSO 2. 

Para centrar perfeitamente o texto, selecione a Layer do texto e a Background Layer, mude para a "Move tool" e click nos botões de alinhamento da barra de opções.




PASSO 3.

Converta o texto para 3D, clicando com o botão direito do rato sobre a Layer, e seleccione "New 3D Extorcion From Seected Layer"


PASSO 4. 

Uma vez que o texto esteja convertido para 3D, o Photoshop vai adoptar este modo de edição. Mude novamente para "Layers". Agora converta o Background Lyer para 3D. Clique com o botão direito do rato sobre a camada, e seleccione "Postcard.




PASSO 5.

Comecemos por reduzir a grossura do texto 3D. Seleccione a Layer do texto no painel 3D. 



No painel de propriedades, reduza a opção "Extursion Depth". Pode ir fazendo "Render", para ter uma melhor percepção do trabalho, e ir ajustando ao seu gosto.




PASSO 6.

Agora iremos tornar o texto dourado.
Primeiro seleccione "Materials" do texto. Seleccione a primeira, e ao seleccionar a última, prima "Shift"



As propriedades vão mudar automaticamente. Comece por alterar a cor em "Diffuse" para um amarelo alaranjado. 



PASSO 7.

De seguida, iremos alinhar a layer do texto, com a Background. Para isso mude a vista da camara para "Left" no canto inferior direito do ecrã. 


PASSO 8. 

Seeccione a Layer do texto e a Layer do Background. Escolha a Move tool e alinhe à esquerda. 


PASSO 9.

Faça Render, para ter uma ideia de como está a ficar o seu trabalho. 



PASSO 10. 

Agora vamos adicionar um ponto de luz.. Clique no icone mais à esquerda do canto inferior direito do ecrã, e seleccione "New Point Light".



PASSO 11.

Iremos posicionar a luz no topo esquerdo, e a sombra irá ficar na diagonal.
Colocar a luz na posição certa, requer muita prática, mas existe uma maneira mais fácil. Para isso basta selecionar a Move tool, e colocar o 3D Mode em "Rotate" (o icone abaixo assinalado).  




Rode até que fique mais ou menos parecido ao seguinte:




PASSO 12.

Depois de bem posicionado o foco de luz, clique em "Move to view", para que este mesmo foco seja definido pela nossa perspectiva. 
De seguida aumente a intensidade. 


PASSO 13. 

Altere de novo para "Default Camera" para observar o resultado.


O resultado até esta fase deve ser semelhante:






PASSO 14. 

Para melhorar a sombra, ajuste o Light falloff. Altere o "Inner" de modo a que a linha toque no canto superior direito do quadrado, e o "Outer" de modo a que toque no canto inferior esquerdo do quadrado.




PASSO 15.

Voltemos à edição do texto. Primeiro seleccione a Layer. De seguida clique o icone "Cap" no painel de propriedades, e por último, altere o "Width" para 10%.



PASSO 16.

Seleccione todas as "Materials Layers". Execute as seguintes alterações: Shine 0% Reflection 100% e Roughness 3%.




PASSO 17.

Seleccione "Front Bevel Material" e faça as seguintes alterações: Shine 100% Reflection 100% e Roughness 0%


PASSO 18.

Para o texto realmente brilhar, tem de adicionar uma camada de reflexo. Para tal, seleccione a Layer "Enviroment" e em "IBL" adicione uma "New Texture".



PASSO 19.

Clique novamente no icone Folder e de seguida em "Edit Texture". Irá abrir-se um novo documento, e ai criará um rectângulo preto que deverá ocupar na metade inferior da página. Para isso seleccione a "Rectangle tool". Guarde e feche. 

      

Reduza o contraste para -50% 


PASSO 20.

Para terminar, crie uma parede de fundo. 
Comece por seleccionar o Background Material no painel 3D. De seguida realize as seguintes alterações: altere a "Diffuse color" para branco, brilho 0%, reflexo 0% e roughness 100%.

PASSO 21

Ainda com Background Materials seleccionado, repare que existe uma textura em Diffuse. Elimine-a pois não é necessária. 


 PASSO 22.

Crie uma nova textura em Bump. Clique na mesma pasta novamente para editar.
Nos menus superiores, aceda a "Filters" > Noise > Add Noise e clique OK. 
Guarde e feche o documento.



PASSO 23

Para concluir, reduza Bump para 5% e faça Render para observar o aspecto final.


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