06. Como criar um tigre psicadélico (Bernardo)

Publicado a 20/05/2014, 09:10 por Bernardo Rocha


Nota:
Clica nas Imagens que precisares de observar melhor, estas irão abrir em um tamanho maior.




















Ficheiros necessário para o tutorial.

Tutorial PSD





 

1º Passo


Abrir um novo ficheiro no Photoshop. Deverá ter 5100×3300 pixels de resolução e de profundidade 300. Perfeito para manter o maior tipo de detalhe.



Desbloqueia o fundo ao clicares no símbolo do cadeado na layer e carrega na tecla (G) do balde para pintar o fundo de negro.



2º Passo


Coloca a imagem do tigre numa nova janela e corta o animal do seu fundo usando a ferramenta Pen (P). O corte não precisa de ser super preciso, pode ser cortar dentro da face do tigre pois todos os detalhes vão ser desenhados posteriormente.



depois do caminho feito clica com o lado direito do rato dentro do caminho e clica em make selection. O feather radius deve ter cerca de 10 pixeis. Isto vai desvanecer os pelos e tornar a transição mais suave.



3º Passo


Agora vamos manipular o corte para para parecer mais simétrico e para dar a ilusão óptica desejada. Seleccionada a layer da cabeça clica nela com o lado direito e em duplicate layer. Selecciona a layer da cara que desejas trabalhar, Ctrl+T para seleccionar a cara e com lado direito clica em flip horizontal.



Agora adiciona uma mascara às layers da cara, Layer > Layer mask > Reveal all. Usa uma brush (B) de ponta suave com as especificações - soft (0% hardness) medium (300 px). Para alternares entre as cores de fundo usa o (X) e o (D). 

        




4º Passo


Seleciona ambas as layers mantendo premido o Ctrl e junta-as usando o (Ctrl+E). Agora vamos fazer uns ajustes à cara do tigre antes de adicionar o gradient map e pintarmos sobre esta. Vai a Filter>Sharpen>Sharpen e aplica o filtro 3 vezes. Isto para remover a distorção da imagem.


Agora vamos adicionar algum contraste para isso vai a  Image>Adjustments>Brightness and Contrast e aplica o seguinte:


          


E agora ainda precisa de ser mais escurecida. Vai a Image>Adjustments>Levels (Ctrl+L) e aplica o seguinte:


           






































Sugiro que vão brincando com os settings pois ao escurecer vamos influenciar o resultado seguinte quando adicionarmos a gradient layer. 



5º Passo


Cria agora uma gradient mask (Layer>New Adjustment Layer>Gradient Map), no topo da ultima layer clicka em gradient e vai a Gradient editor menu.
Após isso selecciona uma paleta de cores frias, experimenta usar cores para dar um efeito meio trippy, usa cores muito contrastantes. 


Agora precisamos de fazer uma clip mask da Gradient mask para que efeito seja apenas visível nessa layer para isso clica entra as duas layers carregando no Alt. 



Isto deve ser mais ou menos o resultado da cara do tigre:







6º Passo


Agora vamos começar a pintar a cabeça do tigre mas antes precisamos de ver alguns settings para as cores e as brushes que vamos usar. Eu estou a usar uma mesa digital para esta parte do tutorial devido à sensibilidade da pressão da caneta mas é possível tentar imitar o efeito usando a opção "Simulate Pressure" apenas vai é demorar mais tempo a realizar o mesmo efeito.
Cria uma nova layer e selecciona uma Brush com uma forma redonda básica com as seguintes especificações - %100 hardness e 4 pixels de largura. Ao lado da Brush tens um icone da Brush preset menus, ai seleciona a opção “Shape Dynamics” e têm a certeza que tens marcada a opção "Pen pressure".




Agora vamos pintar, vai tentado mudar o tamanho da Brush para obteres resultados diferentes. Selecionando a Brush (B) para ires alternando entre as cores do pelo do tigre clicka em Alt e vai mudando de cor. Tenta usar no minimo cerca de 4 variações da cor base ( 2 verdes e 2 azuis), agora vamos começar a preencher partes da cara que apagamos.




O efeito de Blend é demorado por isso sugiro que vás duplicando os traços de diferentes partes da cara e os vás posicionando ao longo da face para acelerar o processo.



7º Passo


Depois de preencher os espaços em falta vamos começar a encher a cara cheia de detalhes acentuando e contrastando azuis e verdes. Cria uma nova layer e usa cores mais claras.
A seguir abre uma nova layer vai usando Brancos para destacar pontos de luz ou detalhes da cara do tigre.


Aumenta o tamanho da brush e pinta os bigodes.


Para acabar usa uma cor clara de azul para destacar mais detalhes, lembra-te de ir usando diferentes tamanhos.





8º Passo


Agora vamos aplicar um efeito de escorrer na imagem. Para obtermos este efeitos temos de aplicar outros setting na brush (B). Seleciona uma ponta maior e nos Brush Presets selecciona  Shape Dynamics ( lembra-te sempre de colocar a opção pen pressure).


Agora selecciona Color Dynamics ( têm em atenção aos settings ) e também Transfer.



Selecciona a cor verde base do teu tigre e o branco de fundo e assim a pressão da caneta vai alternando entre este ver e o branco. Se carregares Shift enquanto desenhas as linhas estas estarão sempre direitas. Lembra-te de ir alternando o tamanho da Brush, mas vai diminuído à medida que as pingas ficam mais compridas.



Se anteriormente usaste muitas camadas une-as como fizemos anteriormente e agora vamos texturar as pingas com o papel. Vai a File > Place e coloca o papel sobre as pingas podes mudar a opacidade para veres como fica melhor. Depois clica nas opções da layer com o lado direito "Blending options" e selecciona Overlay.



Agora adiciona mais detalhe da tinta a escorrer em algumas partes do pelo e no nariz, usa uma brush peque e como cores Azul escuro e Preto como fundo.






9º Passo


Agora seleciona a Brush de padroes de tinta ou mancha ou algo similar. Cria uma nova layer atrás da cabeça do Tigre e cria alguns padrões ao teu gosto.



E duplica a camada e gira-a horizontalmente. E centra as camadas ao centro da cabeça do Tigre. Se quiseres podes ainda adicionar alguns efeitos de tintas nas manchas como fizemos com o queixo do tigre.








10º Passo


Para acabar vamos adicionar algumas fagulhas à volta da imagem para dar vida a toda a composição. Coloca a imagem e corta uma parte das fagulhas com a laço tool.



Depois da selecção cortada vai a  Image>Adjustments>Hue and saturation e muda de forma a cor ser parecida com a do tigre.




Vai ás Blending options desta Imagem e seleciona o modo screen. Agora duplica e vai mudando o tamanho da  imagem e constrói a composição da imagem consoante o teu gosto.



Resultado Final. Bom trabalho!



Notas: As imagens podem ser abertas em maior tamanho quando se clica nelas. Ficheiros disponíveis em baixo assim como o PSD final que eu realizei.

Fonte original do tutorial: http://www.photoshoptutorials.ws/photoshop-tutorials/special-effects/create-psychedelic-tiger-illustration-photoshop/1/




Comments