Audio (Som)


Sonorização de trailers: Projeto Música para Imagem"

Publicado a 08/05/2018, 02:59 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 14/05/2018, 01:36 ]


Projecto Sonorizações de trailers de filmes de animação

"Projeto Música para Imagem"


Ciclo: 3º 
Professor: Hugo Novo (Musica)
Ano letivo: 2013/14

Os clips foram sonorizados a partir de sons criados pelos alunos a partir de instrumentos musicais.

Ver pasta com os vídeos finais: vimeo.com/album/2694306








Sonorização de clips de video

Publicado a 08/05/2018, 02:31 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 14/05/2018, 00:24 ]

Stopmotion da maça (15s.)


Objetivo geral

Adicionar sons a um clip de video.
Vamos sonorizar um clip de video utilizando sons e efeitos especiais escolhidos a partir dos locais referidos no enunciado.

Enunciado:


1. Descarregue o seguinte clip de video para uma pasta do seu computador:

Sonorização maça


2. Visualize o video e crie uma folha de cálculo com 2 colunas:

Coluna A: mm:ss
Coluna B: Tipo de som/efeito especial pretendido

Defina o nº de sons a utilizar e a posição de cada um em mm:ss:ssss

3.  Escolha-os a partir dos seguinte locais e descarregue-os para a mesma pasta do seu computador:




4. Abra o Adobe Premiere e carregue os brutos armazenados na pasta criada no inicio, com os clips de audio e video.

5. Elabore a sua sonorização

6. Guarde o projeto

7. Exporte o projeto em H.264. A ficheiro terá a extensão *.mp4. Carreegue-o para o seu DRIVE e Youtube.

8. Partilhe o URL direto do video com a turma.



Podcast: O que é?

Publicado a 15/03/2018, 11:35 por Luis PITTA   [ atualizado a 15/03/2018, 14:03 por Luis Pitta -org- ]


Afinal o que é um Podcast?

Um podcast é um programa online de rádio sobre um dado tema.
É composto por episódios áudio.
Cada episódio pode ter 10, 20 ou 30 minutos. 
Há certos Podcasts onde cada episódio pode chegar a ter uma hora ou até mais.

Os ouvintes subscrevem os Podcasts do seu agrado.
A seguir vão recebendo no computador ou no telemóvel as atualizações (diárias ou semanais) conforme elas forem surgindo.

Uma aplicação muito popular para subscrever Podcasts é o itunes, disponivel para Windows e Mac: descarregar aqui


Podcasts "famosos":

Nacionais: 

Internacionais:







Podcasting: Anchor

Publicado a 27/02/2018, 10:02 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 28/02/2018, 06:27 ]

Locais especializados para Podcasts:

a. No site de podcasts Anchorhttps://anchor.fm/omb (RSS: https://anchor.fm/s/2a34a9c/podcast/rss)
b. Soundcloud: soundcloud.com


Vamos centrar a nossa a tenção no serviço Anchor


Web: anchor.fm

Turmas do 12º Ano: Login: lpitta@gmail.com / Pass: omb2018
Turmas 7º e 8º Anos: Login: lpitta@aebenfica.org / Pass: tic2018



Overcast: Só para IOS
Pocket Casts: Pago
Google Play Music: Ainda não disponível em Portugal: https://play.google.com/music/podcasts/publish
Spotify: Muito seletivo na aceitação
SoundCloud: 
https://creatorguide.soundcloud.com/podcasting



You are welcome to Elsinore, Mário Cesariny (1982)

Publicado a 23/02/2018, 02:31 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 23/02/2018, 02:58 ]

You are welcome to Elsinore

Entre nós e as palavras há metal fundente
entre nós e as palavras há hélices que andam
e podem dar-nos a morte violar-nos tirar
do mais fundo de nós o mais útil segredo
entre nós e as palavras há perfis ardentes
espaços cheios de gente de costas
altas flores venenosas portas por abrir
e escadas e ponteiros e crianças sentadas
à espera do seu tempo e do seu precipício

Ao longo da muralha que habitamos
há palavras de vida há palavras de morte
há palavras imensas, que esperam por nós
e outras, frágeis, que deixaram de esperar
há palavras acesas como barcos
e há palavras homens, palavras que guardam
o seu segredo e a sua posição

Entre nós e as palavras, surdamente,
as mãos e as paredes de Elsenor

E há palavras nocturnas palavras gemidos
palavras que nos sobem ilegíveis à boca
palavras diamantes palavras nunca escritas
palavras impossíveis de escrever
por não termos connosco cordas de violinos
nem todo o sangue do mundo nem todo o amplexo do ar
e os braços dos amantes escrevem muito alto
muito além do azul onde oxidados morrem
palavras maternais só sombra só soluço
só espasmos só amor só solidão desfeita

Entre nós e as palavras, os emparedados
e entre nós e as palavras, o nosso dever falar

Mário Cesariny

Pena Capital

Lisboa, Assírio & Alvim, 1982




Uma boa locução de Luxuria Canibal:



Como fazer uma boa locução?

Publicado a 23/02/2018, 01:36 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 23/02/2018, 03:07 ]

Como fazer uma boa locução?

É importante ter em mente que não é necessário termos apenas uma voz grave e aveludada, para se ter uma voz bonita e uma boa locução. É claro que se tivermos esse privilégio fisiológico será mais um fator contribuinte para uma boa locução.

O mais importante para se fazer uma boa locução é termos uma boa dicção, articulação e interpretação de tudo o que se fala ao microfone, de forma que, quem estiver ouvindo entenda com clareza e sinta toda a emoção que o criador do texto ou do comercial quer transmitir.

Para todos esses objetivos serem atingidos e para obter um trabalho final com qualidade, existem outros fatores além da locução que precisam ser atentados, tais como:

Bom funcionamento do microfone – Teste o microfone antes de começar o seu trabalho, e veja se a captação dele está adequada.
Posicionamento do microfone de forma correta junto ao locutor – Regule o microfone de forma a ficar em uma distância e altura agradáveis para que haja boa projeção da voz do locutor na execução da locução, e que a voz seja captada com boa qualidade.

Distância correta – A distância correta em uma locução é muito importante para que não haja saturação na capacidade de captação e nem distorção no áudio, e evita os “pufs”.
       Para microfones com captação unidirecional, ou seja, captação da voz com qualidade na posição frontal, deve-se ficar de 10 a 20 cm de distância do microfone.
       Para microfones mais sensíveis, os chamados multidirecionais deve-se ficar a pelo menos 1 metro de distância.

Estar relaxado e com os músculos envolvidos na fonação distensionados para fazer a locução:

É muito importante que na hora em que for feita a locução os músculos envolvidos na fonação devem estar distensionados e relaxados, e para que isso ocorra existem alguns exercícios fáceis de serem executados e que trazem um ótimo resultado.

1º Circular os ombros para frente e para trás.

2º Elevar os ombros e soltá-los relaxando.

3º Massagem nos ombros com a mão.

4º Massagem na nuca.

5º Inclinar a cabeça para frente e para trás.

6º Elevar os braços, unindo as mãos sobre a cabeça estirando o corpo.

7º Massagem na planta do pé.

8º Levantar a língua contra o céu da boca. Sentir a tensão. Lentamente deixe-a relaxar e voltar a posição normal.

Ler o texto pelo menos três vezes antes de começar a locução: É muito importante que se leia o texto antes da locução para atentar se há nomes estranhos ou desconhecidos do seu vocabulário, e se há alguma palavra que seja em outro idioma ou de pronúncia diferente.

Para não se perder na ênfase de palavras, pausas e respiração no texto podem ser marcadas com uma barra ” / “ os pontos do texto onde serão feitas as pausas para respiração, e para dar ênfase a alguma palavra ou frase pode-se sublinhar a“palavra”.

Acreditar no que está a ler: Depois de ter lido, entendido e compreendido o texto, é importantíssimo que o mesmo seja interpretado de forma a passar pela voz do locutor todo o sentimento do texto, sentindo-se tudo aquilo que o texto transmite: felicidade, tristeza, raiva, animação ou somente uma informação. É indispensável que o locutor acredite naquilo em que estiver falando, desta forma o locutor passará credibilidade e confiança ao seu ouvinte.

Respiração: É necessário evitar tomadas de ar muito fortes e bruscas na hora da locução pois o microfone amplifica os sibilados da voz, os ruídos provocados pela boca e alguns tipos de ruídos provocados pela língua, dentro da boca, durante a pronuncia. 


Retirado de: https://acordocoletivo.org/

Velocidade de leitura

Publicado a 16/02/2018, 04:11 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 16/02/2018, 04:14 ]

Velocidades típicas de leitura/locução:
  • Lento: abaixo de 110 wpm
  • Conversação: entre 120 wpm e 150 wpm.
  • Rápido: mais de 160 wpm
  • Apresentadores de radio e podcasters: 150–160 wpm.
  • Comentadores desportivos: 250 a 400 wpm. 



Elabora o seguinte teste:

Lê cerca de 2 minutos e mede a tua velocidade com um cronometro.



Discursos de presidentes:
medium.com/@speakerhubHQ/your-speech-pace-guide-to-speeding-and-slowing-down-be150dcb9cd7

Teste de audição

Publicado a 09/02/2018, 04:38 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 09/02/2018, 04:43 ]

"Os seres humanos conseguem ouvir sons a partir dos 20Hz até aos 20000Hz."

Será verdade?

Oiça as seguintes ondas sonoras: Ver video mais abaixo.
Indique qual a frequência mais elevada que conseguiu ouvir? 






Fazer o Play de um ficheiro de audio a partir de uma página do Google SITEs Clássico (Mini aplicação)

Publicado a 13/12/2017, 05:43 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 08/10/2018, 16:02 ]


Novo Google SITEs


No novo Google Sites basta utilizar a opção Incorporar (amarela)
O URL a incorporar devemos obtê-lo a partir da nossa pasta drive clicando com o botão direito do rato sobre o ficheiro MP3 e escolhendo "Obter link partilhável"





As mini aplicações só funcionam no Google SITEs Clássico


Procedimento

1. Carregar o ficheiro MP3 (ou WAV) em anexo para:

a. O final da página onde pretendes colocar o leitor (Google SITEs).
b. Num pasta DRIVE ao teu gosto. Deves partilhar o ficheiro Públicamente (este passo é importante) (Google DRIVE)

2. Inserir uma miniaplicação por URL ou seja, editar a página (clicar no lápis) e aceder ao menu Inserir > Mais miniaplicações...

No campo "Adicionar Miniaplicações por URL", colar o seguinte URL:

https://sites.google.com/site/basler45678/home/html5-audio-player.xml

3. Clicar em baixo em OK e depois lá em cima do lado direto em Guardar.

4. Alterar o URL no campo "File to play" para apontar para o meu ficheiro áudio.

a. URL do ficheiro em anexo no final da página:
https://sites.google.com/a/aebenfica.org/apontamentos-tic/som/clipsaudionaweb/Colaars_-_To_The_Roofs.mp3

b. URL da partilha publica do ficheiro na pasta DRIVE:
https://drive.google.com/uc?export=download&id=1INcON5zWhMrX76iLWh8EA2wY4E29zHjl

E já está! Clica no botão de Play (►) para ouvir a musica.


Exemplo do Player com a musica da banda Colaars
Clica no botão de Play (►) para ouvir a musica.


A. A partir de um ficheiro de áudio inserido em anexo no final desta página:

Musica gratuita descarregada do JamendoChama-se "To the Roofs" (Banda: Colaars)


URL do meu ficheiro de audio (anexo):
https://sites.google.com/a/aebenfica.org/apontamentos-tic/som/clipsaudionaweb/Colaars_-_To_The_Roofs.mp3
que se refere ao ficheiro mp3 disponível em anexo no final desta página (mais abaixo).


B. A partir de um ficheiro de áudio inserido numa pasta do meu DRIVE partilhada públicamente:

Musica gratuita descarregada do JamendoChama-se "To the Roofs" (Banda: Colaars)

URL do meu ficheiro de audio (DRIVE):
https://drive.google.com/uc?export=download&id=1INcON5zWhMrX76iLWh8EA2wY4E29zHjl
que se refere ao ficheiro mp3 disponível na pasta DRIVE partilhada públicamente. 




Sobre a musica utilizada nos exemplos

A musica utilizada como exemplo é gratuita, ou seja não tem direitos de autor, podendo ser utilizada para os nossos trabalhos.
Foi descarregada a partir do site www.jamendo.com/track/1443264/to-the-roofs e inserida aqui, em anexo, para ser utilizada no nosso Player:

A musica Popcorn e as suas diversas adaptações

Publicado a 02/04/2017, 14:26 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 08/02/2018, 14:25 ]

Consegues identificar a banda sonora destes clips?





Pesquisa as diferentes versões e adaptações desta musica, desde os Marretas
até a Jean Michel Jarre, passando pelo guitarra electricaviolino, ou mesmo copos com agua!




Resposta:

 É a musica Popcorn (1969).
Mais informação em: www.popcorn-song.com/versions.php


1-10 of 22