TIC‎ > ‎

Como criar um Perfil no Chrome?

Publicado a 06/02/2019, 01:47 por Luis PITTA   [ atualizado a 29/10/2020, 07:59 ]
Este artigo só se aplica ao navegador Google Chrome


Caso esteja a utilizar:
    • outro navegador (Firefox, Safari, MS Edge, etc.) este artigo não se aplica.
    • uma conta Microsoft 365 ou outra qualquer que não seja uma conta Google (Gmail ou G suite para Educação) este artigo também não se aplica.


No navegador Chrome deve criar um perfil para cada uma das contas Google das pessoas que utilizam o seu computador. Mesmo que mais ninguém utilize o seu computador é natural que tenha mais do que uma conta Google pelo que também deve criar perfis para cada uma dessas contas Google

Porquê?
Porque desse modo é que consegue manter separadas as preferências pessoais de configuração, incluindo cores e fundos, marcadores, logins e passwords, histórico de navegação, etc.

Se o computador for partilhado pela família, a criação de perfis no Chrome torna-se ainda mais importante, pois garante de cada membro da família acede à sua área específica (perfil específico) sem interferir nas outras áreas (outros perfis). 

Outra (grande) vantagem:
As referidas preferências pessoais de configuração são armazenadas na Cloud associada à sua conta Google, por isso, ao aceder à sua conta a partir de outro computador, desde que crie o "seu perfil", todas as configurações pessoais são automaticamente carregadas a partir da Cloud para esse computador. 

Nota importante:
Se estiver a utilizar um computador público (por exemplo na biblioteca da escola) deve garantir que elimina o seu perfil quando terminar a sessão de trabalho. Não se esqueça!


Leia (de novo) antes de começar:
    • Para acedermos a mais do que uma conta em simultâneo (abertas em janelas independentes do Chrome) devemos criar um perfil para cada uma dessas contas.
    • Este procedimento é mesmo muito rápido e não deve ser ignorado
    • Se não fizer este procedimento não vai conseguir entrar na área da sua disciplina (site), nas suas turmas Classroom e até no seu Email.
    • A qualquer momento pode eliminar um dado perfil, nada será perdido pois está tudo devidamente armazenado na Cloud associada à sua conta Google.


Execute os seguintes passos para criar um novo perfil no navegador G. Chrome:


1. Abra o navegador Chrome, clique na área de perfil e escolha no final da lista a opção  "+ Adicionar":

(Clique na imagem para a aumentar)


2. Clique no botão "Adicionar pessoa":

(Clique na imagem para a aumentar)

3. Escreva um nome descritivo ao seu gosto e, opcionalmente, escolha um ícone de imagem (se tiver uma fotografia associada à sua conta Google ela será automaticamente sobreposta ao icone de imagem). Clique em "Adicionar":

(Clique na imagem para a aumentar)

4. Sempre que surgir um botão azul (quer dizer concordância / sim) deve clicar nele. Neste caso clique em "Ativar a Sincronização":

(Clique na imagem para a aumentar)

5. Escreva agora o seu endereço de email (se for o email escolar deve terminar em @sua_escola.pt ou parecido) e clique no botão azul "Seguinte":

Nota: Caso pretenda criar um novo perfil para a sua conta de Gmail pessoal deve repetir todo este procedimento e neste passo 5 escrever o seu endereço de Gmail.

(Clique na imagem para a aumentar)

6. Agora introduza a palavra-passe e clique no botão azul "Seguinte":

(Clique na imagem para a aumentar)


7. (Opcional) Se for a primeira vez que está a utilizar esta a conta deve aceitar as condições e clicar no botão azul "Aceitar":

(Clique na imagem para a aumentar)

8. Na seguinte caixa de diálogo deve clicar em "Associar dados" (é o único botão de concordância que não é azul!):

(Clique na imagem para a aumentar)

9. A seguir surge ainda mais esta caixa de diálogo. Deve clicar no botão azul "Ativar":

(Clique na imagem para a aumentar)

10. E já está! A partir deste momento já se encontra com o perfil criado e a sincronizar com a Cloud, ou seja, o seu perfil está ativo. 

      Verifique se, em cima do lado direito, surge o seu email junto do texto "A sincronizar com...". Caso afirmativo está tudo bem:

(Clique na imagem para a aumentar)


11. Se por acaso já tiver o perfil criado mas este se encontrar "Em pausa" (ver exemplo na imagem a seguir) deve clicar no botão azul para "Iniciar sessão novamente":

(Clique na imagem para a aumentar)


Fim do procedimento

Agora sim, com o novo perfil criado, passa a ter acesso a todos os serviços G Suite para Educação incluindo:
      • Gmail
      • DRIVE
      • Sites
      • Classroom
      • Meet
      • etc.


Se ainda não entendeu a vantagem de criar perfis, não deixe de visualizar este video (EN, 11:37)