Disciplinas‎ > ‎

3. Aplicações Informáticas B (12º Ano)

12º Ano: Curso de Ciências e Tecnologias
Disciplina anual
[2 x 90 min.] / Semana
Sobre a disciplina de Aplicações Informáticas B

A Informática é uma área nuclear no contexto de uma sociedade na qual as tecnologias digitais desempenham um papel relevante. Neste sentido, os alunos deverão desenvolver competências comatravés sobre tecnologias digitais.

As Aprendizagens Essenciais de AI B organizam-se em dois domínios (D1 e D2) que, por sua vez, se estruturam em subdomínios da seguinte forma:

D1: Introdução à Programação
D1.1. Algoritmia
D1.2. Programação

D2: Introdução à Multimédia
D2.1. Conceitos de multimédia
D2.2. Tipos de media estáticos: texto e imagem
D2.3. Tipos de media dinâmicos: vídeo, áudio, animação
D2.4. Gestão e desenvolvimento de projetos multimédia

Em Introdução à Programação pretende-se, sobretudo, capacitar os alunos com modelos de análise necessários a uma lógica de apreciação das situações e dos problemas que lhes são colocados.

Em Introdução à Multimédia procura-se promover a compreensão dos fenómenos mediáticos e desenvolver capacidades de produção colaborativa, com vista ao desenvolvimento de projetos contextualizados. Este domínio foi organizado por subdomínios, que procuram sequenciar componentes de aprendizagem de modo a que se tornem úteis e complementares num processo que se pretende ativo e construtivo. 

Atendendo a que esta disciplina é uma opção oferecida a um leque alargado de ofertas formativas que englobam diversas áreas do saber, cabe ao professor gerir a implementação dos domínios a trabalhar na sala de aula e a definição das estratégias e propostas de trabalho que melhor se ajustem ao perfil e interesses dos alunos.

Retirado das "Aprendizagens Essenciais", Ago. 2018


Critérios de avaliação
Os critérios, gerais e específicos, de avaliação encontram-se no seguinte local:


Acesso à área reservada da disciplina:


Aprendizagens Essenciais

Para mais informação consultar os seguintes documentos, fornecidos pelo Ministério da Educação,  que contem as Aprendizagens Essenciais (ago2018):