Noticias‎ > ‎

Aprender a programar: CoderDojo Lx

Publicado a 03/02/2016, 14:18 por Luis Pitta -org-   [ atualizado a 03/02/2016, 14:19 ]

Tens entre 7 e 17 anos? Queres aprender a programar? A fazer um Web site? A fazer um jogo? A programar um robot? Vem às sessões do CoderDojo LX! Já sabes programar e gostavas melhorar? O CoderDojo LX também é para ti! Queres ajudar outros a aprender? Temos sempre falta de mentores talentosos... Inscreve-te já!

Traz um computador portátil (e uma extensão, não vá o diabo tecê-las). Se tiveres um robot Lego, podes trazê-lo também. Ah! e traz um dos teus encarregados de educação, para ele poder também aprender umas coisas :-). (Se tiveres mais de 15 anos, podes deixá-lo ficar em casa, desde que tenhas autorização para vir, claro.)

Estamos todos os sábados, entre as 15:00 e as 18:00, na Universidade Europeia (frente à Casa do Artista, em Carnide), usualmente nas salas A15 e A16 (por vezes também na A19), subindo as escadas metálicas à direita do pátio frente ao Palácio do Bom Nome. O espaço é óptimo, está perto da estação de metro de Carnide e tem estacionamento fácil.

É muito importante chegares a horas às sessões especiais, incluindo a tua primeira sessão. A tua primeira sessão, aliás, deve ser preparada com algum cuidado. Segue estas instruções!

Se vieres para desenvolver os teus próprios projectos, então podes chegar quando quiseres: há tempo suficiente para fazer coisas interessantes mesmo que um dia só consigas chegar a meio da sessão!



Prepara-te

Para melhor te preparares para a tua primeira sessão no CoderDojo LX, onde aprenderás os princípios da programação em Scratch, segue estas instruções
:
  • Assegura-te que tens disponível um portátil para levares contigo.
  • Nesse portátil, instala o Chrome, de preferência. Se necessário instala o Firefox, mas com o Flash.
  • Vai ao sítio Web do Scratch e adere ao serviço. Assegura-te, na base da página do Scratch, de que estás a usar a versão em português de Portugal. Se tiveres menos de 13 anos, introduz o endereço de correio electrónico de um encarregado de educação. Se der erro ao finalizares o registo, repete-o, mas escolhe outro nome de utilizador, um que seja pouco provável ser repetido.
  • Vai ao sítio Web do Editor Desconectado do Scratch e segue os passos para o instalares. Em princípio não vais precisar dele, mas como a ligação ao Scratch pode falhar na pior altura, mais vale prevenir que remediar.
  • Abre o Chrome ou o Firefox, vai até o projecto Scratch Rasto de Cor e experimenta corrê-lo, clicando na bandeira verde e clicando e arrastando o rato ao longo do palco branco. Se surgir um rasto de cor bonito que se vai desvanecendo, está tudo a funcionar na perfeição.
  • Vai a http://bit.ly/ue-epl-campo e carrega no botão direito do rato sobre a imagem. Escolhe a opção para a guardar. Dá-lhe o nome «campo de futebol» e guarda-a no teu ambiente de trabalho.
E pronto! É tudo! Vêmo-nos na sessão!






Comments