Teatro Escolar: "A menina que tinha medo do escuro"

Publicado a 19/05/2016, 03:49 por Luis Pitta   [ atualizado a 06/06/2016, 04:40 ]
5ªF, 9 de junho pelas 20H30
EB23 Pedro de Santarem


Adaptação para teatro do livro: "A menina que tinha medo do escuro"


Este livro narra a história de uma menina que tinha medo do escuro porque pensava que o escuro roubava todas as cores do mundo.


Esse medo será ultrapassado com a ajuda do pai, que, através de um diálogo terno, paciente e positivo, vai explicar à menina porque não há razão para ela recear a escuridão.

"Muito bem! - exclamou o pai, fazendo a menina sentir-se muito orgulhosa de ter percebido aquela parte do jogo - O dia é quando a parte da Terra onde tu vives está virada para o Sol. A noite é quando a Terra rodou e é outra parte que recebe a luz do Sol.- Outra terra onde fica dia e o outro menino acorda e vai brincar! - exclamou a menina - O Sol leva as cores para lá!"

Desta forma, são apresentados e explicados à menina - e, consequentemente, aos leitores e ouvintes desta obra - conceitos sobre o que é a luz, as cores e o escuro, o movimento de rotação da Terra, a transparência e a opacidade dos corpos ou o prisma óptico, despertando na protagonista a curiosidade do cientista que é preciso acordar em cada criança.

O CD áudio, oferecido com o livro, e um conjunto de magníficas ilustrações contribuem para tornar mais acessíveis alguns temas científicos dos programas do Ensino Básico.