Sobre os autores‎ > ‎

12.4 - 20. Rafaela Sabino

Autora

Sou estudante na Escola Secundária José Gomes Ferreira, pertenço à turma 12º 4. A fotografia é algo que sempre esteve presente na minha vida, o meu primeiro contacto com esta arte foi quando ainda era pequena. No entanto, apenas nos últimos 5 anos é que me tenho dedicado com maior interesse e intensidade à fotografia, chegando a considerar como hobby. Ambiciono ainda aumentar o seu conhecimento na fotografia e exercer esse conhecimento com maior frequência.


O porquê do título?


Intitulei a minha fotomontagem com um verso pertencente ao poema de Fernando Pessoa "A Tabacaria", sendo esse verso o seguinte: "tenho em mim todos os sonhos do mundo".
Como podem observar na minha fotografia encontro-me a saltar de prédio a prédio em Nova Iorque. Por muitos, esta cidade é considerada a cidades das novas oportunidades, onde tudo é possível e onde os sonhos são realizados, isto é visível nos inúmeros filmes, livros e músicas dedicadas a esta cidade. Ao encontrar-me a saltar nos gigantescos (porém pequenos na minha fotografia) arranha-céus desta cidade, pretendo demonstrar que de facto tudo é possível (não só nesta cidade) mesmo aquilo que nos parece mais absurdo e que não devemos desistir dos nossos sonhos por mais impossíveis que pareçam. Escolhi o verso que já referi de Fernando Pessoa porque simplesmente traduz numa simples frase tudo o que a minha fotomontagem representa para mim.


O porquê da imagem do fundo?


Como imagem de fundo escolhi uma fotografia de Nova Iorque tirada por mim por diversas razões:
    1. reforçar a mensagem de que tudo é possível (pois esta cidade é conhecida como a cidade das novas oportunidades, onde tudo é possível e onde os sonhos são realizados);
    2. por ser uma cidade que me fascina
    3. ter sido numa das minhas primeiras viagens, na qual começava a aumentar o meu interesse e conhecimento na fotografia

Memória Descritiva


No final do 1º Período o professor de Aplicações Informáticas B apresentou-nos uma nova tarefa (PT4). Primeiramente, mostrou-nos uma apresentação realizada pelo próprio, de modo a nos familiarizarmos com alguns conceitos fotográficos tais como: ISO, profundidade de campo, velocidade e abertura do diafragma. Após assistirmos à apresentação realizamos 3 exercicios e um teste de escolha múltipla  de forma a aplicarmos os conhecimentos adquiridos. Tivemos também a oportunidade de conhecer a origem do termo Jumpology e dos fotógrafos que puseram em prática este conceito, tais como: Philippe Halsman e Henri-Carter Bresson.
Somente, após de aprofundarmos o nosso conhecimento na fotografia é que fomos fazer sessões fotográficas com os nossos colegas, como eu possuo duas máquinas fotográficas (Nikon D7000 e D3000) não necessitei de usar a máquina do professor, isto permitiu-me fazer as sessões quando achássemos mais correto de as fazer. Realizei estas sessões com os meus colegas: Maria Farinha, Margarida Pinto e Vasco Pinheiro. A nossa primeira sessão fotográfica foi ainda realizada no 1º Período, nos entanto as outras duas já foram realizadas no 2º. Ao tirarmos as fotografias respeitamos as indicações do professor, estas eram:
    • fotografar com o ISO 100;
    • no modo S (Shuter Priority);
    • iniciar com a velocidade 1/500s e ir mudando de forma a que fotografia ficasse melhor dado as condições ambientais;
    • escolhermos um fundo que fosse mais fácil de remover no Photoshop
Ao fim de todas as nossas sessões fotográficas serem realizadas e de estarmos satisfeitos com os resultados, criei um albúm no google+, intitulado por "PT4- Brutos. De seguida, escolhi as minhas 3 fotografias e ordenei-as por ordem de preferência. No Photoshop, com o auxílio dos tutoriais previamente realizados pelos meus colegas, removi o fundo de cada salto e coloquei-o num fundo a meu gosto. Por fim, fui imprimir apenas a fotomontagem de que gostei mais, sendo que esta foi exposta no anfiteatro, para que os outros alunos da escola tivessem a oportunidade de ver e votar na sua fotomontagem favorita.


Comments