Sobre o autor

Eu sou a Ana Rita Leonardo, mas prefiro que me tratem por Rita (manias minhas ...), ando no 12º ano na turma 6, a turma de Artes Visuais, ( a melhor turma da escola, como é obvio!). Considero-me uma pessoa simpática, positiva, amável, muito comunicativa (há quem ache até demais), divertida, teimosa (só um bocadinho grande), mas a cima de tudo trabalhadora. Gosto de Fotografia, o que me leva  a ter gostado deste trabalho. 

O porquê do título?

Pensei neste titulo, A Noite Acontece..., porque a minha foto tem um ambiente de noite e retrata um salto que e de certa forma simbolo de liberdade e espontaneadade. As reticencias são a chave deste título pois indicam a incerteza o que demonstra que somos livres para fazer o que quisermos e o ambiente da noite implica de certa forma o secretismo de que não nos temos de preocupar com os que os outros pensam pois eles nunca saberão.

O porquê da imagem de fundo?

Escolhi esta imagem de fundo, primeiro porque a foto foi tirada numa perspectiva que se enquadrava com o meu salto, segundo poque gostei bastante a foto no geral e terceiro, porque achei o facto de não ter as luzes focadas bastante interessante pois ao colocar me em primeiro plano ficaria mais realista, além de ser um efeito giro.

Memória Descritiva do Trabalho

1. Comecei por estudar atentamente os apontamentos de fotografia fornecidos pelo professor. Com os conhecimentos adquiridos realizei um teste de escolha múltipla. Coloquei o meu resultado e apontamentos em Digitalizações. Verifiquei também o trabalho dos fotógrafos Philippe Halsman e Henry Cartier-Bresson para me inspirar na realização do próximo passo.
 
2. De seguida, fui tirar fotografias aos meus colegas, (e eles a mim), a saltar com o objetivo de aplicar o que tínhamos aprendido para os "apanharmos" no ar parecendo assim que "congelamos" o momento dando a sensação que estavam a voar. Para isso formamos grupos de dois ou três, regulamos as maquinas com velocidades de obturação elevadas e grandes abreturas de diafragma para conseguirmos "congelar" o movimento sem prejudicarmos a exposição da fotografia.

3.  Depois de algumas sessões fotográficas, uma delas realizada na escola durante parte de uma das aulas, outras realizadas autonomamente, organizei as fotos que tinha por álbuns, no Google+ Fotografias, consoante o local onde foram tiradas, e um outro álbum denominado de "PT4-Brutos50" em que selecionei as 50 melhores fotos. Estes álbuns encontram-se em Fotografias.

4. Selecionei, das 50 melhores, três fotos que reunissem as propriedades ideais para realizar a tarefa proposta e organizei-as como A1, A2, A3, sendo a A1 a favorita, A2 a segunda favorita e A3 a terceira favorita. Organizei as minhas escolhas em Ficheiros de Imagem.


5. De seguida, criei copias dessas imagens, de modo a preservar as originais. Utilizei essas cópias para remover o fundo da imagem do meu salto. Também guardei as imagens recortadas como novos ficheiros PSD, assim se quisesse usar o mesmo salto em fundos diferentes seria mais fácil, estes ficheiros encontram-se em Ficheiros de Imagem.

6. De seguida, usei o Photoshop para adicionar a imagem de mim a saltar a um novo fundo. Guardei duas versões das três imagens
uma em formato PSD e outra em JPEG. Encontram-se juntamente com as outras imagens já anteriormente referidas em Ficheiros de Imagem.

7. Para finalizar, dirigi-me a um estabecimento próprio e imprimi as minhas Imagens Finais em formato em papel de fotografia A4 com as medidas indicadas no enunciado. Transferi a minha foto para a pasta em Google Drive que esta redirecionada para o site de exposição on-line.