Sobre o autor:

Joana Vieira, autora da composição "Missão Cumprida" realizada no âmbito da disciplina de Oficina e Multimédia da ESJGF, 12º6ª

O porquê do título?

          Decidi dar o título de "Missão cumprida" à minha obra pois tendo como fundo uma nave espacial e sendo que no meu salto estou a fazer continência, achei que se adequava.

O porquê da imagem de fundo?

           Escolhi este fundo pois faz-me lembrar um poster de um filme de ficção científica.

Memória descritiva do trabalho

        Nesta PT4, foi-nos proposto tirar várias fotos a saltar, para depois inserirmos num fundo à nossa escolha e expormos o nosso trabalho no bloco C. Começamos a realizar-lo no final do 1º período, numa aula de multimédia de segunda-feira. Antes de irmos para o exterior, o professor apresentou um powerpoint da sua autoria, para aprofundarmos um pouco os nossos conhecimentos sobre fotografia, nomeadamente, o ISO, a velocidade e a abertura do diafragma. Realizamos 3 exercícios e um teste de escolha múltipla sobre aquilo que aprendemos na aula. Nesse teste obtive um resultado de 90%. Pesquisamos também fotografias na internet e inspiramo-nos em algumas de Henri-Carter Bresson e no criador do termo jumpologyPhilippe Halsman. Depois disso, saímos da sala, ajustamos a máquina de acordo com os valores pedidos e colocamos no modo 'S' (prioridade ao obturador), no caso da Nikon, e fomos tirar as primeiras fotografias a saltar uns aos outros, alguns com a sua máquina, outros com a do professor.
Após tirar as fotografias, criámos um álbum no nosso "Google+", com 50 das fotografias que tirámos e que nos tiraram, fazendo desta forma uma seleção das melhores. 
Este trabalho consiste numa seleção das 3 fotografias de que mais gostávamos e ordená-las por ordem de preferência, para que posteriormente as conseguissemos alterar no photoshop, onde precisamos de recorrer aos trabalhos realizados pelos nossos colegas, ao longo do primeiro período, sobre os temas do photoshop, fazendo o recorte do nosso salto e depois as alterações necessárias relativamente ao ajustamento do brilho, da luminosidade, da cor e dos contrastes.  Foi também necessário guardar o nosso salto e colocá-lo noutro fundo à nossa escolha. Após terminado o trabalho, será realizada uma exposição no Bloco C, com as fotografias e as suas alterações, realizadas por cada aluno.