Sobre a autora

A autora deste trabalho é a aluna Andreia Domingos, do 12º6ª, no âmbito da disciplina de Oficina de Multimédia B da Escola Secundária José Gomes Ferreira.

O porquê do titulo?

Escolhi o título "O céu é o limite? Que claustrofóbico." porque a minha fotomontagem parece-se com alguém que se está a atirar de um prédio, há procura de liberdade.

O porquê da imagem de fundo?

Escolhi a imagem de um fundo com prédios uma estrada porque achei que o salto se enquadrava bem nesse fundo, de forma a parecer que estava a saltar para fora do prédio.

A memória descritiva do trabalho

Nesta PT4, foi-nos pedido para tirar várias fotos a saltar, para de seguida usarmos o programa Photoshop e inserirmos um fundo (à nossa escolha) e expormos o nosso trabalho, numa exposição, no bloco C.  Antes de  irmos para o exterior e começarmos o nosso, o professor apresentou, à turma, um powerpoint (da sua autoria), para aprofundarmos os nossos conhecimentos sobre fotografia, dando-se mais importância ao ISO, à velocidade e à abertura do diafragma. De seguida realizámos um teste de escolha múltipla e 3 exercícios sobre aquilo que foi dado na aula. Após fazer isso, pesquisei algumas fotografias na internet e inspirei-me em Henri-Cartier Bresson e em Philippe Halsman, criador do termo jumpology. Depois disso, ajustámos a máquina de acordo com os valores pedidos e colocamos no modo 'M' (manual), e fomos tirar as primeiras fotografias a saltar, alguns máquina própria, outros com a do professor. Aproveitei e adientei algum trabalho nas férias. Fui, com colegas, tirar mais fotografias, para poder ter umas que realmente servissem para o trabalho. Todas essas fotos foram colocadas no Google+, na pasta PT4 - Brutos50, e partilhadas para o professor poder avaliar. De seguida, escolhi 3 fotografias que mais gostei e ordenei-as por ordem de preferência. No Photoshop, com alguma ajuda do meu e de tutoriais dos meus colegas, recortei cada um desses saltos e re-coloquei num fundo diferente, escolhido por mim. No fim, imprimimos a composição que gostei mais. Este, será exposto no anfiteatro, para outros alunos terem a possibilidade de o ver e, de o poder fazer também.