Evidências‎ > ‎

A. Tutorial

Fazer Melhores Seleções


As imagens de trabalho encontram-se em anexo no final desta pagina.


Para mais info ver Livro 2 - Liçao 5 em:

http://sites.aebenfica.org/apontamentos-tic/photoshop/livrosphotoshopcs6


Com este tutorial tenho por objetivo mostrar algumas maneiras de fazer seleções, desde selecionar uma área colocando um simples quadrado à volta da mesma até fazer seleções minuciosamente detalhadas. Isto tudo no Photoshop CS6.

Para começar

Antes de sequer abrir o Photoshop, vale a pena verificar que possui todos os materiais necessários para executar esta lição. Esses materiais incluem: o programa em questão, Photoshop CS6, e a pasta de com as imagens que vamos utilizar, a ps05lessons, já extraída e de preferência à mão, para não perdermos muito tempo a ir buscar ficheiros.

Agora sim, pode abrir o Photoshop. Recomendo que vá a Window>Workspace>Reset Essentials, para ter a certeza que tem todas as ferramentas no sítio predefinido. Agora que tem o programa aberto e preparado proponho começar então a lição.

A Lasso Tool

Abra a imagem ps0503 que se encontra na pasta. File>Open e depois cabe a si saber onde guardou a imagem de que falo. Após este passo, o ideal seria o monitor ter este aspeto.


Com a imagem aberta vai agora aplicar algumas seleções. Comecemos com a Lasso Tool. Selecione a Lasso Tool na coluna da esquerda e comece a fazer um contorno ao snowboarder. Use a combinação Ctrl + para ampliar a imagem, é bastante útil.

Feito o contorno, o resultado ficará algo parecido com isto.


Não vai ser igual em todo o detalhe porque há pessoas melhores e piores a fazer isto. Se for como eu, não se preocupe, perfeição não é exigida nesta lição, apenas que o trabalho fique feito. Já agora dou-lhe os parabéns, acabou de fazer a sua primeira seleção! Pelo menos nesta lição...


Adicionar e Subtrair a uma Seleção

Mas agora vou-lhe mostrar outra coisa gira. Sabia que também dá para adicionar e retirar a seleções já feitas? Bastante simples. Para retirar terá meramente de premir o botão Alt do teclado enquanto faz outra seleção. Há-de reparar até que aparece um pequeno sinal de "-" ao lado do cursor. Aproveite esta funcionalidade e aperfeiçoe a seleção um pouco.




Retire também o espaço entre as pernas do indivíduo. Sim, incluindo o braço dele, livre-se dessa área por completo, já se adiciona o braço de novo. Como? Ora essa, com a tecla Shift. Experimente premir o Shift, já vê o sinal de "+"? Se o vê então ótimo, volte a inserir o braço na seleção.



Gravar uma Seleção

A seguir a retirar e a adicionar nesta seleção, fica já altura de a gravar, só para o caso de a querer utilizar mais logo. Também não é difícil, somente seguir este caminho Select>Save Selection. Depois na janela que aparece é só necessário escolher o nome e pressionar OK.



Outras Tools

Com isto fica com a seleção em que já trabalhou guardada para uso futuro. Queria aproveitar agora que já guardou a primeira seleção para ver outros processos. Os primeiros dois são do mais simples que há. Rectangular Marquee Tool e Eliptical Marquee Tool, também na coluna esquerda. Clicando com o lado direito do rato sobre o icon com um quadrilátero pode escolher qual delas usar. A primeira, como o nome indica, serve para fazer seleções retangulares e a segunda, também como o nome indica, serve para fazer seleções elípticas.





A seguir a estas ainda há mais uma Tool também muito utilizada que vou mostrar que é a Quick Selection Tool. Com esta ferramenta pode selecionar elementos de uma imagem arrastando o cursor, e funciona surpreendentemente bem na maior parte dos casos. Faça-o e experimente!



Suavizar uma seleção e criar uma máscara

Para suavizar (feather) uma seleção, é necessária uma seleção primeiro. Para isso ir buscar a sua antiga seleção não seria má ideia. O processo é bastante semelhante ao de quando a guardou, mas desta vez em vez de clicar em Save Selection, escolha Load Selection. E o resto também é fácil, escolher a seleção pelo nome em Channel (que em princípio deverá ser a única opção) e premir OK.


Tendo uma seleção para suavizar, pode passar ao próximo passo. Com uma das ferramentas de seleção escolhida, clique em Refine Edges no topo do ecrã.




Agora aparece-lhe uma janela com vários elementos. Primeiro é aconselhável (mas não necessário) ir a View e mudar para On Black, o que tornará ver a seleção mais fácil. Vá a Feather e mude para 10, e reparará que as bordas da seleção ficam mais suaves, o que era precisamente o objetivo. Para acabar esta parte, vá a Output To, escolha Layer Mask e prima OK.




Após esse passo, este será o resultado:




Com esta última parte, criou uma máscara que pode ser ativada e desativada a seu gosto, simplesmente premindo Shift enquanto clica na thumbnail da máscara (indicada pela seta na imagem), e pode agora mexer a seu gosto na seleção feita, não danificando a imagem original. Mas por agora vou-lhe pedir que guarde o que já fez e feche, para entrar no próximo passo do tutorial.

Magic Wand Tool

Há mais uma tool de que não falei, parecida com a Quick Selection Tool, que até se encontra no mesmo espaço w. 

A Magic Wand Tool é bastante útil para selecionar uma área que tenha toda a mesma textura. Aqui, por exemplo, podemos usá-la para para selecionar uma pessoa, mas pelo processo inverso. Confuso? Abra o ficheiro ps_0504. Vá buscar a Magic Wand Tool e clique algures no céu. Como deve ter reparado todo o céu foi selecionado. Agora, vem a magia. Select>Inverse.


E assim obtemos uma muito boa seleção da pessoa por uma processo fácil. Mas, para este tutorial vamos querer uma seleção ainda mais perfeita.

Fazer seleções complicadas com Refine Edge

Para acabar este tutorial vou mostrar mais usos da funcionalidade Refine Edge.

Com a seleção que acabou de fazer ativada clique outra vez em Refine Edge. Mude o View Mode para Black and White desta vez, é mais conveniente para o que pretendemos fazer. Agora vai querer mudar a área que diz Radius para 100. Isto vai fazer com que a seleção no cabelo fique muito mais precisa:

No entanto, isto causa um problema, a seleção no ombro fica um pouco degradada. Como corrigimos isso? Felizmente há uma ferramenta que nos permite restaurar a seleção no ombro. 

Clique com o botão direito no icon junto da caixa de Edge Detection e escolha a Erase Refinements Tool. Pode aumentar e diminuir o tamanho do cursor no canto superior esquerdo em size. Com esta Tool, comece a eliminar os ajustes que fez no ombro.

Feito isto, finalize escolhendo Layer Mask na área Output to. Como com a imagem do snowboarder em cima, isto fará com que seja criada uma máscara, onde tem o que esteve a selecionar pronto para fazer o que então entender.



Fim do tutorial. Espero que tenhas gostado ;)

ċ
ps0503.psd
(1283k)
Luis Pitta -org-,
29/09/2015, 03:27
ċ
ps0504.psd
(7067k)
Luis Pitta -org-,
29/09/2015, 03:26